Siga o OTD

Tênis

 

João Fonseca sucumbe em sua estreia no Masters 1000 de Roma



De virada, João Fonseca deixou-se dominar pelo sérvio Hamad Medjedovic e perdeu logo na segunda rodada; agora é treinar para Roland Garros



Na imagem, João Fonseca vibrando com um ponto.
João Fonseca vibrando com um ponto. Foto: Instagram @joaoffonseca/ @mutuamadridopen

O sábado (09) não foi de boas notícias para o tenista número um do Brasil, João Fonseca. Mais uma vez em sua estreia no Masters 1000 de Roma, o brasileiro fica para trás. Até começou melhor, mas cedeu a virada para o sérvio número 67 do ranking, Hamad Medjedovic. A partida que valeu pela segunda rodada do torneio italiano terminou em 2 sets a 1 (3/6, 6/3 e 7/6(1)).

+ SIGA O OTD NO WHATSAPP, YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Sets distintos

Foi o primeiro encontro entre os tenistas no circuito profissional. A maior responsabilidade estava com João Fonseca, número 29 do mundo e cabeça-de-chave 27, que estreou de bye na primeira rodada. Assim, o brasileiro começou a partida com um bom ritmo e com a paciência necessária para confirmar seus saques nas batidas pesadas de forehand. Então, a quebra no oitavo game da primeira parcial veio para trazer uma tranquilidade ao tenista nacional que o permitiu fechar na sequência. O momento foi de completa instabilidade para o sérvio, que até quebrou uma raquete, batendo-a contra o saibro do Foro Itálico.

João Fonseca teve oportunidade para abrir a segunda parcial com uma nova quebra e colocar mais pressão em seu adversário. No entanto, Medjedovic salvou breakpoint e se reestabeleceu na partida e foi buscar uma quebra também no oitavo game. Por outro lado, João Fonseca apresentou um jogo passivo de receber o saque sempre muito atrás da linha de base. Resultado, o sérvio devolveu o set com um mesmo 6/3.

Até o fim

Então, veio um set decisivo carregado de nervosismo pelos dois lados. Primeiramente, João Fonseca baixou seu ritmo, passou a errar mais e cedeu duas quebras, fazendo com que o tenista europeu abrisse 4/1. Depois, o brasileiro quebrou uma vez e chegou a encostar no 4/3 e no 5/4. Na hora de fechar, Medjedovic teve matchpoint, porém João Fonseca contou com a sorte, com a bola batendo na fita da rede e caindo na quadra adversária. O tenista nacional quebrou e empatou com o 5/5.

O clima ficou mais acalorado, com a torcida brasileira vibrando de um lado e o tenista sérvio destemperado do outro. Inclusive, João Fonseca teve que reclamar com o árbitro porque o adversário apelou para falar durante o saque o brasileiro. Mesmo assim, o tenista nacional confirmou e passou à frente no 6/5. Em um game “seco”, Medjedovic não deu chances e fechou de zero para levar ao tiebrake.

E o começo foi com minibreak para o sérvio, vencendo o saque de João Fonseca com o erro do brasileiro. Medjedovic abriu 4/0 antes do primeiro ponto do tenista nacional. Novos matchpoints chegaram com um 6/1 e a conclusão veio na primeira oportunidade. O próximo adversário de Medjedovic será o argentino Mariano Navone, 44 do mundo.

João Fonseca parou na primeira rodada em 2025, assim, chegando à segunda rodada, não perderá pontos na atualização do ranking da ATP.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!, passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo, Liga Nacional de Basquete e N Sports. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Tênis