Primeira taça! O brasileiro João Fonseca derrotou o australiano Li Tu e se sagrou campeão do Challenger de Lexington, nos Estados Unidos. Este foi o primeiro título de simples do jovem tenista de 17 anos no circuito profissional da ATP. Além disso, ele se tornou o atleta mais jovem do país a vencer uma competição de nível Challenger na história.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Na sua campanha até o título, João venceu cinco partidas, sem perder sets em nenhuma delas. A estreia foi contra o japonês Kaichi Uchida, onde venceu por dupla parcial de 6/3. Depois, a vitória veio diante do canadense Liam Draxl (7/6 [7/3] e 7/5). Nas quartas, duelo contra o gigante Gabriel Diallo de 2,03m de altura, também do Canadá. Fonseca dominou as ações e seguiu adiante com um triunfo por duplo 6/2. Antes de alcançar à decisão, o brasileiro bateu o francês Hugo Grenier em 6/3 e 7/5.
Na grande final, João Fonseca teve pela frente o australiano Li Tu, 219º colocado do ranking da ATP e campeão do Challenger de Seul de 2022. Em apenas uma hora e 14 minutos de jogo, o tenista carioca não deu chance ao adversário e fechou o confronto em 2 a 0 (6/1 e 6/4). Ao todo, foram sete aces, 85% de aproveitamentos nos pontos ganhos de primeiro saque e três breaks a favor do brasileiro.
- Audiência de atropelador de Luisa Baptista é marcada para 2025
- Brasileiros conquistam medalhas na maratona aquática
- Brasil termina em 13º na fossa olímpica do Mundial Júnior
- Brasil conquista cinco medalhas no Aberto de Montenegro
- Luiz Felipe Azevedo é quarto no Grand Prix de El Jadida
Subida no ranking e próximos torneios
Com o resultado, João irá subir incríveis 48 colocações no ranking de simples da ATP e pulará para o 166º lugar, sua melhor posição na carreira. Ele já havia vencido um torneio Challenger nas duplas, quando conquistou a competição de Buenos Aires II em janeiro, ao lado do paulista Pedro Sakamoto. Agora, Fonseca segue nos Estados Unidos para a disputa do Challenger de Cary, na Carolina do Norte, a partir do dia 12 de agosto. Logo depois, ele compete na chave qualificatória do US Open, tentando atingir o evento principal do Grand Slam estadunidense.