Siga o OTD

Tênis

João Fonseca conquista o US Open de virada e é líder do ranking

Após uma espera de mais de três horas, João Fonseca saiu perdendo, mas virou a final e conquistou o Grand Slam juvenil e a ponta do ranking

Na imagem, João Fonseca prestes a sacar.
João Fonseca prestes a sacar. Foto: Mike Lawrense/ USTA

João Fonseca é campeão do US Open de tênis! O brasileiro repete o feito de Thiago Wild no Grand Slam juvenil e é o terceiro tenista nacional a conquistar um Major na categoria de base. Ele venceu o norte-americano Learner Tien, por 2 sets a 1 de virada (4/6, 6/4 e 6/3) em 1h57min. De quebra, o cabeça-de-chave número 7 do torneio, assumiu a liderança do ranking mundial no juvenil na noite deste sábado (9).

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Antes de mais nada, João precisou esperar mais de três horas do que estava programado para entrar em quadra, devido a risco de trovoadas no complexo. O jogo foi na quadra 11 de Flushing Meadows, na área externa. Sua partida estava marcada para às 15h (horário de Brasília) e começou apenas no final da noite, enquanto Coco Gauff conquistava o título na chave principal do feminino.

A conquista

No primeiro set, a característica de Learner como um passador mais paciente foi recompensada. A parcial manteve-se em igualdade até o 4/4, quando ocorreu a quebra para o norte-americano. Curiosamente, João teve 94% de conversão dos pontos jogando com primeiro saque, contra 73% do adversário. Porém, teve um aproveitamento muito baixo de segundo serviço, 13% contra 75%. Dessa forma, Tien sacou para fechar a parcial.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Em seguida, veio a recuperação de João com bastante sofrimento no segundo set. A princípio, Fonseca voltou desconcentrado com a derrota e sofreu a quebra logo no primeiro game. Correu atrás do placar em boa parte do set. Conseguiu a quebra para igualar o placar no 2/1. Sobretudo, um momento de instabilidade de ambos os lados promoveu mais uma quebra para cada tenista. Contudo, o brasileiro assumiu a frente, fazendo 4/3 e novamente no 5/4. João ajustou melhor sua recepção, pulando de 27 para 54% de pontos vencidos, que foi determinante para uma nova quebra no momento decisivo.

Similarmente, a última parcial começou com uma quebra de Tien e a devolução da quebra por parte do João no 1/2 contra. O brasileiro passou a ter mais confiança em seus golpes e acelerou a bolinha nas batidas do fundo de quadra. Passou à frente pela primeira vez no game seguinte e conquistou uma nova quebra para ampliar em 4/2. Seu saque seguinte mostrou o quão confiante estava, pois venceu de zero. Foi ter paciência para confirmar a vitória em seu saque.

A palavra do campeão

Na imagem, João Fonseca mostrando o título conquistado.
João Fonseca mostrando o título conquistado. Foto: captura de vídeo/ SporTV

Depois da partida, João Fonseca ainda emocionado e vibrando com a torcida brasileira, concedeu entrevista para o canal SporTV: “Foi inacreditável! Estou sem palavras. Estou muito feliz, junto com minha família, desfrutando de todo o trabalho. Então, muita gratidão por tudo, por todo o desempenho desde o começo. Eu amo esse esporte. Lutei até o final, três partidas (anteriores) que eu consegui a casca que precisava. Foi no detalhe, estou muito feliz por esse título”, comemorou.

“Eu vim para o US Open com a meta de passar a barreira das quartas de final, por isso que foi tão importante essa vitória. Passei e botei na minha cabeça: ‘ vou até a final, vou acreditar, tenho jogo para isso, estou indo bem, agora é só jogar com o coração’. Me inspirei na Bia Haddad, ela joga com o coração. Vamos com tudo, vamos para muito mais”, revelou o tenista brasileiro.

“Por aqui se encerra minha carreira como juvenil. Além de ser campeão de um Grand Slam, me tornei o número 1 do mundo com essa vitória. Então, é ir com tudo para o profissional, continuar mantendo a humildade, a rotina e o trabalho. Manter focado que os resultados vão vir”, finalizou Fonseca.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Tênis