Não é fácil chegar à semifinal de qualquer torneio, em qualquer idade. Imagina ser semifinalista de um Grand Slam de tênis com 17 anos. João Fonseca já pode colocar esse feito dentro do seu currículo. Nesta quinta-feira (7), o tenista bateu o norte-americano Cooper Williams, por 2 sets a 1 (7/6 [8], 3/6 e 6/3), em 2h30min de partida. O brasileiro superou o cabeça-de-chave número 3 e o forte calor de Nova York.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
A princípio, o cenário para João não era dos mais favoráveis, pegando um tenista da casa, melhor ranqueado, quadra rápida e temperatura alta. Para contribuir, um primeiro set que vai para o tie-brake extenso e um segundo set que sofre a quebra e vem o empate de parciais. Primordialmente, foi preciso muita força mental para se impor no set decisivo.
A partida
Logo no terceiro game, o brasileiro teve amostras de como seria um jogo complicado. Foram nove igualdades em 40-40 até confirmar seu serviço. Em seguida, a grande ocasião de superação que João encarou foi a quebra que sofreu no 5/5, justamente no momento mais crítico do set. Teve tranquilidade e técnica para devolver imediatamente na sequência e levar para o desempate. Ainda virou o 4 a 2 desfavorável dentro do tie-brake.
- Com três pênaltis defendidos, São Paulo vai à final do Brasileiro A1
- Juliana Viana e Jonathan Matias são campeões do TOP 16
- Corinthians segura resultado, elimina Palmeiras e vai à final
- Paulo André perde do campeão do mundo e cai na repescagem
- Cerimônia de encerramento das Paralímpiadas celebra a inclusão
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Williams melhorou seu nível no set seguinte, encaixou melhor seu primeiro saque subindo o aproveitamento de 61 para 69%, assim como os pontos vencidos nessa situação, que foram de 67 para 73%. Desse modo, foi pouco ameaçado em seu saque e teve o esforço recompensado ao quebrar quando liderava por 3/2. O tenista estadunidense preocupou-se em manter o volume em seu serviço para fechar a parcial.
Por fim, João teve um baixo aproveitamento de primeiro saque no terceiro set, apenas 48%. No entanto, venceu todos os pontos que o primeiro serviço entrou, inclusive com 4 aces a 0 diante do adversário. Não deu nenhuma oportunidade de quebra e aproveitou a chance que apareceu quando vencia 4/3. Depois, foi sacar para fechar sem sentir pressão de um Grand Slam.
Na semifinal, o brasileiro terá o italiano Federico Cina, de 16 anos e cabeça-de-chave 14 do torneio. João precisará impor seu ano a mais de vida e seu ranking melhor, já que é o cabeça 7 da competição.