Siga o OTD

Tênis

Bia Haddad Maia é vice-campeã do WTA 1000 de Toronto

Bia Haddad Maia perde para Simona Halep por 2 a 1 (6/3, 2/6 e 6/3) na final do WTA 1000 de Toronto no Canadá. Ela deve entrar no top-20 do ranking da WTA

Bia Haddad Maia x Simona Halep final do WTA 1000 de Toronto Vaughn Ridley:Getty ImagesBia Haddad Maia x Simona Halep final do WTA 1000 de Toronto Australian Open
Vaughn Ridley/Getty Images

A brasileira Bia Haddad Maia ficou com o vice campeonato do WTA 1000 de Toronto, no Canadá. Ela perdeu na final para a romena Simona Halep por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 2/6 e 6/3. Com a ótima campanha no Canadá, Bia deve entrar pela primeira vez na carreira no top-20 do ranking da WTA na atualização desta segunda-feira (15).

Bia começou bem na partida e abriu 3 a 0, conseguindo uma quebra em um game onde Halep sacou muito mal, cometendo várias duplas faltas. Mas na sequência, a romena engrenou no jogo e começou a complicar para a brasileira. Bia começou a errar mais no saque e acabou cedendo três break points para Halep vencer o set por 6 a 3.

A brasileira retornou para o jogo após uma excelente atuação no segundo set. Bia Haddad Maia melhorou seu desempenho no saque e foi mais agressiva nos games onde Halep tinha o serviço. Com dois break points, Bia fez 6 a 2 na romena.

Halep reencontrou o seu jogo no terceiro set. Bia continuou agressiva, mas acabou perdendo alguns pontos importantes no detalhe, permitindo a romena a abrir três games da vantagem. A brasileira ensaiou uma reação com um ótimo oitavo game, mas Halep sacou muito bem para fechar o set e levar o título em Toronto.

Escalada no ranking

Com o resultado da partida, as duas atletas sobem algumas posições no ranking de simples da WTA. Bia Haddad Maia deve ir para o 16º lugar, com 2337 pontos. Essa é a primeira vez que uma brasileira entra no top-20 do ranking de simples da WTA. Já Simona Halep retorna ao top-10 com o título em Toronto. Na próxima atualização, a romena deve aparecer em sexto lugar, com 3255 pontos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A subida de Bia Haddad Maia veio com uma grande campanha em Toronto. Ela venceu durante a campanha a canadense Leylah Fernandez (vice-campeã do US Open de 2021), a polonesa Iga Swiatek (atual nº1 do mundo), a suíça Belinda Bencic (ouro em Tóquio-2020) e a tcheca Karolina Pliskova (ex-número 1 do ranking da WTA).

Outros torneios

Na próxima semana, Bia Haddad Maia joga no WTA 1000 de Cincinatti, nos Estados Unidos. No torneio masculino na cidade americana, Thaigo Monteiro caiu no qualifying, neste domingo (14). O brasileiro perdeu para o suíço Henri Laaksonen por 2 a 1 (4/6, 6/3 e 6/4). Já no ITF de Guayaquil, em Equador, João Lucas Reis da Silva também ficou com o vice-campeonato. Ele foi superado pelo chileno Gonzalo Lama por 2 a 1 (6/4, 4/6 e 6/2) na final.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Tênis