Siga o OTD

Tênis

Thiago Monteiro é campeão do Challenger de Salzburg

Thiago Monteiro vence eslovaco e conquista título do Challenger de Salzburg, o maior troféu de sua carreira

Thiago Monteiro Challenger de Salzburgo final
Thiago Monteiro comemora título (Foto: Daniele Combi-MEF)

O brasileiro Thiago Monteiro conquistou o título do Challenger de Salzburg, na Áustria, na manhã deste domingo (10). Tenista número 1 do país, ele venceu cinco jogos e derrotou o eslovaco Norbert Gombos na decisão, por 2 sets a 0 (6/3 e 7/6). Este o maior troféu de sua carreira, voltando a faturar um título após dez meses.

+ Brasil vence Japão por 3 a 0 no encerramento da primeira fase da VNL

Cabeça de chave número 6 do torneio, Thiago Monteiro (89º) vinha embalado para a final após a sequência positiva de triunfos no torneio. Um dos adversários que bateu no torneio foi o sérvio Dusan Lajovic, 64º colocado do ranking mundial e segundo cabeça de chave em Salzburg, nas quartas de final. Na semi, teve uma batalha de três horas contra o argentino Facundo Bagnis.

Já na decisão, o duelo durou 1h51min. Logo de cara contra Gombos (124º), Thiago Monteiro conseguiu forçar uma quebra sobre o adversário e saltou a frente para fechar o primeiro set em 6/3. Já a segunda parcial teve que ser decidida no tie-break, após games longos. Por lá, o brasileiro foi melhor e saiu vitorioso em 7/2, conquistando o título.

Maior título da carreira

Este é o sétimo título de Challenger de Thiago Monteiro, o maior de sua carreira. Sua última conquista havia sido em Braga, Portugal, em setembro do ano passado. Depois disso, ainda em 2021, ele chegou a ir à final em Buenos Aires e em Campinas, mas foi derrotado em ambos pelo argentino Sebástian Baez.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Com a conquista, Thiago Monteiro dá um salto de 16 posições no ranking mundial . Ele deve ir para a 73ª colocação na próxima atualização da classificação. Se isso se confirmar, este será o melhor ranking de sua carreira. Cearense de 28 anos, Thiago tem a 74ª colocação como seu melhor até aqui.

Carol Meligeni fura quali em Budapeste

O dia também foi de vitória brasileira no WTA de Budapeste. Jogando a última rodada do quali, Carol Meligeni (199ª) derrotou a romena Gabriela Lee (149ª) por 2 sets a 0 (6/2 e 6/3) e avançou à chave principal. Por outro lado, a medalhista olímpica Laura Pigossi (124ª) perdeu para a tcheca Jesika Maleckova (217ª) por 2 a 1 (6/1, 6/7 e 6/4) e deu adeus ao torneio.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis