Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil inicia com três vitórias Copa do Mundo de tênis em cadeira de rodas

Times de Open masculino e feminino e de Quad venceram Bélgica, África do Sul e Japão, respectivamente, pela 1ª rodada da competição disputada na Itália

Gustavo Carneiro tênis em cadeira de rodas Copa do Mundo de tênis em cadeira de rodas
Gustavo Carneiro (Matsui Mikihito/CPB/arquivo)

As seleções brasileiras de Open masculino, feminino e de Quad começaram com vitorias as respectivas campanhas na Copa do Mundo de tênis em cadeira de rodas. Curiosamente, as três pelo mesmo placar de 2 a 1. Em Alghero, na Itália, o masculino passou pela Bélgica, o feminino pela África do Sul e o Quad pelo Japão.

A Copa do Mundo por equipes de tênis em cadeira de rodas equivale à Copa Davis e à Copa Billie Jean King e tem, também, competições na categoria categoria júnior, onde o Brasil fará a estreia nesta terça-feira (28) contra a Argentina. O Brasil é um dos quatro países com representantes em todas as categorias da Copa do Mundo de tênis em cadeira de rodas.

+ Cinco fatos sobre Gustavo Carneiro!

Homens ao trabalho!

No Open masculino, o Brasil venceu o primeiro dos três duelos contra os belgas por meio de Gustavo Carneiro, 41º do ranking mundial, fazendo 2 a 0 em Mike Denayer, o 75º do mundo. A seguir, Jef Vandorpe, 15º, empatou derrotando de virada Daniel Rodrigues, 25º. As parciais foram de 6/2, 6/2 e novamente 6/2.

Nas duplas, o Brasil venceu em sets diretos o duelo envolvendo os mesmos quatro atletas, com 6/2 e 6/4. Os times estão no Grupo 4 ao lado de França e Sri Lanka, com os europeus fazendo 3 a 0 nos asiáticos no outro jogo do dia.

Meirycoll Duval tênis em cadeira de rodas Copa do Mundo de tênis em cadeira de rodas
Meirycoll Duval (Matsui Mikihito/CPB/arquivo)

Mulherada em ação!

Já no feminino, Maria Fernanda Alves, 65ª do mundo, começou o enfrentamento contra a África do Sul vencendo Mable Mankgele por 6/2 e 6/0. A seguir, Mariska Venter, 31ª, derrotou Meirycoll Duval, 23ª, por 2 a 1, com 2/6, 6/3 e 6/4 nas parciais.

Nas duplas, Meirycoll e Maria Fernanda derrotam Venter e Nokwanda Hlongwane por duplo 6 a 1. As duas seleções, mais o Japão, formam o Grupo 2 da categoria na Copa do Mundo por equipes de tênis em cadeira de rodas.

Virada no Quad

No Quad o Brasil saiu perdendo do atual campeão Japão. Shota Kawano, 26º do ranking mundial, derrotou por 6/3 e 7/5 Leandro Pena. A seguir, Ymanitu da Silva, oitavo do mundo, empatou o confronto devolvendo a derrota pelo mesmo placar, mas com 6/2 e 6/3, sobre Koji Sugeno, quinto do mundo.

Ymanitu da Silva Copa do mundo de tênis em cadeira de rodas
Ymanitu na estreia do Mundial (Lucas Balduino/CBT)

A decisão do vencedor também foi para as duplas e também deu Brasil. Ymanitu da Silva, mais conhecido como Many Silva, e Pena bateram Kawano e Sugeno por 2 a 0, com 6/4 e 6/3. Os times integram, ao lado de Canadá e Estados Unidos, o Grupo 2. O time dos EUA bateu os canadeneses na primeira rodada por 3 a 0.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Foi um ótimo resultado para a equipe hoje. Eu particularmente gostei muito porque bati o número 5 do mundo. Isso mostra que tenho condições de ir além da minha 8ª colocação. E principalmente que o trabalho, empenho e dedicação de toda equipe técnica vem dando resultado. Essa minha vitória hoje contra um top 5 me deixa bastante feliz e também pelo nosso desempenho na dupla que foi fundamental pra fechar o confronto por 2 a 1”, disse Ymanitu que tinha derrotado um top 5 apenas uma vez na carreira, em 2015, na África do Sul.

Mais em Paralimpíada Todo Dia