Siga o OTD

Tênis

Thiago Monteiro vence em Braga e volta a levantar um troféu após 20 meses

Brasileiro derrotou o sérvio Nikola Milojevic por 2 a 0 e fica com o caneco do Challenger português perdendo apenas um set em todo o torneio

Thiago Monteiro Challenger de Braga tênis campeão
(Federação Portuguesa de Tênis)

Thiago Monteiro venceu o sérvio Nikola Milojevic por 2 a 0, com um duplo 7/5, e ficou com a taça do Challenger de Braga neste domingo (26). Foi o primeiro título do brasileiro depois de um ano de oito meses, o sexto da carreira dele. A última vez que ele havia sido campeão de um torneio de tênis fora em janeiro do ano passado. Vale lembrar, porém, que a temporada passada foi comprometida pela pandemia da covid-19.

“Foi muito boa essa semana, sempre bom conquistar um título. Hoje a final foi duríssima, 2h30 de duração em dois sets. O sérvio é um jogador muito consistente, mas feliz por ter superado essa batalha. Venho ajustando o que preciso em toda semana, sempre trabalhando duro, e agora estou vendo os frutos de tudo isso”, disse o campeão “Em qualquer nível não existe jogo ou torneio fácil. Você tem que estar num dia bom para ganhar jogos e semanas. Agora é buscar manter essa mentalidade, confiança e energia alta pra continuar somar jogos e títulos. Essa semana me dá confiança para seguir acreditando que estou tomando o caminho certo, com certeza vou levar essa energia pra semana que vem.”

Thiago Monteiro Challenger de Braga tênis campeão
(Federação Portuguesa de Tênis)

Com o resultado, Thiago Monteiro leva 80 pontos no ranking mundial de tênis, porém não deve subir já que tinha 94 para defender nesta semana. Ele entrou no Challenger de Braga como o 90º do mundo e tem a 74ª colocação como a melhor da carreira. Todos os seis títulos do brasileiro no circuito mundial foram em torneios challenger no saibro. Em setembro do ano passado, ele havia chegado na final de Forli, na Itália, e perdeu para o italiano Lorenzo Musetti. Agora em Braga, porém, não deixou passar. Cabeça de chave número um, Monteiro venceu quatro dos cinco jogos que fez sem ceder sets. O único foi para o italiano Andrea Arnaboldi nas quartas de final.

+ Bia Haddad vence no quali e está a uma vitória do WTA de Chicago

Decisão do Challenger de Braga

O primeiro set parecia que seria um atropelo de Thiago Monteiro. Ele abriu 4 a 0 quebrando Milojevic duas vezes, no primeiro e no terceiro games. Porém, o sérvio se recuperou e devolveu uma delas no sexto vencendo uma batalha que teve nada menos do que seis break points. No décimo, o brasileiro serviu para fechar, mas em nova batalha, com quatro break points e três set points, Milojevic empatou a parcial em 5 a 5. A seguir, porém, Monteiro voltou a quebrar o rival e fechou no 12º, novamente em disputa muito equilibrada.

Thiago Monteiro Challenger de Braga tênis campeão
Mais uma taça no saibro (Federação Portuguesa de Tênis)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na segunda parcial os sacadores passaram a prevalecer até o nono game, quando aconteceu a primeira quebra, a favor de Thiago Monteiro. Assim, o brasileiro entrou no décimo com 5 a 4 e o saque a favor. Milojevic voltou a reagir e conseguiu empatar o duelo em 5 a 5, mas tomou nova quebra no décimo primeiro. O brasileiro, então, voltou a ter o saque para fechar o jogo e desta vez não deixou passar para sagrar-se campeão.

Mais em Tênis