Siga o OTD

Tóquio 2020

Luisa Stefani acredita que pode chegar ao top-10 até junho para ir à Olimpíada

Luisa Stefani precisa subir 16 posições no ranking mundial para conseguir vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Não é fácil, mas ela acredita

A tenista Luisa Stefani já está focada em 2021. De olho nas competições deste ano, a brasileira embarca na noite deste sábado (2) para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Lá ela jogará o WTA 500 de Abu Dhabi, a partir do dia 5 de janeiro. Mas, antes de deixar o Brasil, a jogadora recebeu um prêmio relevante. Ela foi eleita como um dos destaques do esporte em 2020 entre os atletas abaixo de 30 anos, o Forbes Under 30
(Alberto Capel/Divulgação)

Após o vice-campeonato do WTA 1000 de Miami, Luisa Stefani chegou ao 26º. lugar do ranking mundial de duplas. Se viesse o título, a paulistana teria iniciado a semana na 23ª posição. Foi o terceiro vice-campeonato dela e da parceira Hayley Carter em 2021. Na atual temporada, elas também foram finalistas nos WTA 500 de Abu Dhabi (Emirados Árabes) e Adelaide (Austrália). O objetivo agora é chegar ao top-10 até 7 de junho para conseguir se classificar para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

“Para esse ano, com certeza, a meta que tenho quase todo dia em mente é chegar à Olimpíada. Sempre foi um sonho. [Classificar] não é algo que possa controlar totalmente, mas é do que lembro ao fazer minha rotina no dia a dia, trabalhar duro. É uma das minhas maiores metas, além de conquistar um Grand Slam e ser número um do mundo”, afirma Luisa Stefani.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Se ela conseguir a classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, de quebra, leva com ela uma brasileira que esteja entre as 300 do mundo na WTA para formar uma das 32 parcerias do torneio feminino. O Brasil tem, hoje, quatro tenistas na condição: Laura Pigossi (171ª), Carol Meligeni (249ª), Gabriela Cé (254ª) e Paula Gonçalves (289ª). Nos Jogos Pan-Americanos de Lima (Peru), em 2019, Luisa e Carol foram medalhistas de prata.

Luisa Stefani e Carolina Meligeni foram bronze nos Jogos Pan-Americanos (Washington Alves/COB )

A vaga olímpica também colocaria a paulistana na chave de duplas mistas, possivelmente para atuar com Bruno Soares, número quatro do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Eles jogaram juntos no Aberto da Austrália deste ano e caíram nas oitavas de final.

Outro objetivo, segundo ela, é incentivar a nova geração do tênis brasileiro, da mesma forma que, há seis anos, Teliana Pereira a motivou. Aposentada desde setembro do ano passado, aos 32 anos, Teliana esteve entre as cem melhores do mundo entre 2013 e 2016. Em 2015, a paranaense venceu o WTA 250 de Bogotá (Colômbia), sendo a primeira jogadora do país a vencer um torneio nível WTA após 27 anos. Naquele mesmo ano, em outubro, ela atingiu o 43º lugar do ranking mundial em simples.

luisa stefani e bruno soares
Luisa Stefani pode reeditar a parceria com Bruno Soares, com quem jogou no Australian Open, em Tóquio

“Foi muito legal vê-la despontar no Top 100, ganhar WTA, aparecer mais na TV, podendo assisti-la mais vezes na TV. Fiquei feliz por ela, mesmo sem conhecê-la na época, ainda mais depois que a conheci. Ela mostrou que a gente podia chegar lá”, recorda Luisa.

“É bem gratificante ver as crianças, as meninas mesmo, falando que querem jogar assim, jogar mais duplas, chegar onde você está chegando. É uma das partes mais especiais [da carreira]. Ainda mais no Brasil, onde a gente ainda está meio carente [no tênis feminino principalmente] de mais jogadores. Poder servir de referência, motivar meninas e meninos a chegarem a esse nível no esporte, é incrível. Quero continuar”, completa.

O próximo compromisso de Luisa será justamente representando o Brasil. Ela foi uma das convocadas pela capitã Roberta Burzagli para o confronto contra a Polônia, pela repescagem da Billie Jean King Cup, torneio de seleções equivalente à Copa do Mundo no tênis feminino. As partidas serão na cidade de Bytom (Polônia), em quadra rápida, entre os dias 16 e 17 deste mês. As brasileiras têm de vencer o duelo para manter o país entre os 16 integrantes do Grupo Mundial. Gabriela Cé, Carol Meligeni e Laura Pigossi também foram chamadas.

gabriela cé laura pigossi carolina meligeni luisa stefani billie jean king cup
Luisa Stefani vai representar o Brasil na Billie Jean King Cup junto com Gabriela Cé, Laura Pigossi e Carolina Meligeni

“Eu amo participar de competições por equipes, principalmente pelo Brasil. Adoro a energia, ter a equipe próxima, ainda mais com a meninas e o time que formamos. Joguei tênis universitário [nos Estados Unidos], então [a Billie Jean King Cup] me lembra muito. É uma das minhas semanas preferidas no ano”, diz a brasileira, que terá alguns dias de descanso em Tampa, cidade norte-americana onde mora, antes da viagem para Bytom.

“O desgaste [da sequência de competições] é grande, mentalmente e fisicamente. Ir de bolha em bolha, tem a preocupação do novo coronavírus [covid-19], aumenta um pouco a tensão dos torneios. Então, com certeza, nos próximos dias, estar em casa, dar uma refrescada na cabeça e ajustar coisas no jogo que preciso melhorar, mas também dar uma acalmada, será superpositivo antes da Billie Jean King Cup. Depois, aproveitar a Billie Jean com a energia do time. É a parte principal, onde cresço e que dá gás para o resto do ano”, conclui.

Mais em Tóquio 2020