Siga o OTD

Hugo Calderano - WTT de Macau

Tênis de Mesa

Hugo Calderano vence duelo brasileiro e enfrenta sul-coreano nas oitavas

Em quatro sets muitos equilibrados, Hugo Calderano derrotou Gustavo Tsuboi por 3 a 1 e avançou para as oitavas de final do WTT Contender Doha

(ITTF)

Hugo Calderano vence duelo brasileiro e enfrenta sul-coreano nas oitavas

Foi um jogaço para abrir a participação brasileira na chave principal do WTT Contender Doha! Numa disputa equilibrada em todos os sets, Hugo Calderano, do Time Nissan, venceu o duelo brasileiro contra Gustavo Tsuboi por 3 a 1 com parciais de 12/10, 8/11, 12/10 e 12/10 e se classificou para as oitavas de final do torneio. Ele vai enfrentar o sul-coreano Jaehyun An, que eliminou o japonês Masataka Morizono em sets diretos com parciais de 11/8, 11/6 e 11/8. No feminino, Bruna Takahashi, do Time Ajinomoto, perdeu na estreia para a ucraniana Ganna Gaponova por 3 a 0 (11/5, 11/9 e 11/6).

O próximo adversário do carioca de 24 anos, o sul-coreano An Jaehyun (39º), foi medalhista de bronze no último Mundial individual. A partida será disputada nesta quinta (4), em horário ainda a ser confirmado pela organização.

Trata-se de um perigoso adversário. An Jaehyun era o número 157 do mundo quando começou o Mundial de 2019, em Budapeste. Começou a disputa no qualifying, conquistou vaga na chave principal e chegou até a semifinal. Hoje, com 21 anos, é o 39° do ranking. Será o primeiro confronto internacional entre eles. Hugo Calderano é o sexto do mundo na atualidade, mas sabe que precisa estar atento.

“Não temos muitas referências sobre o sul-coreano An. Ele ganhou bronze no último Mundial Individual. Então, sabemos que é um jogador muito forte. Ele gosta bastante das trocas de bolas e ralis, como o Hugo. Deve ser um jogo espetacular. A chave do confronto, provavelmente, será o saque e recepção, onde espero que o Hugo possa fazer a diferença”, explica o técnico Jean-René Mounié.

Caso avance, Hugo enfrentará nas quartas de final o vencedor do duelo entre o francês Simon Gauzy (20º), seu colega de equipe no Liebherr Ochsenhausen, da Alemanha, e o croata Tomislav Pucar (33º).

HUGO CALDERANO X GUSTAVO TSUBOI

Apesar de ter perdido todos os sete confrontos internacionais até então contra Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi começou o jogo querendo surpreender e abriu 5 a 2 logo de cara.

Cabeça-de-chave número 2 do torneio, Hugo Calderano reagiu e, num saque venenoso, conseguiu um ace para empatar em 5 a 5. Ao todo, ele fez uma sequência de sete pontos para virar o placar para 9 a 5.

Quando parecia que o set estava encaminhado para Hugo Calderano, foi a vez de Gustavo Tsuboi marcar cinco vezes seguidas para chegar ao match point em 10 a 9.

Mas Tsuboi não conseguiu fechar, jogou três bolas para fora na sequência e Calderano fechou o primeiro set em 12 a 10.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

No segundo set, Gustavo Tsuboi começou bem mais consistente e conseguiu colocar 7 a 0 de vantagem. Aos poucos, no entanto, Hugo Calderano foi reagindo e chegou a ficar apenas um ponto atrás: 9 a 8.

Mas Gustavo Tsuboi marcou o ponto seguinte, teve o set point a seu favor em 10 a 8 e conseguiu fechar em 11 a 8 para empatar o duelo.

Hugo Calderano marcou o primeiro ponto do terceiro set, mas cometeu erros seguidos que fizeram Gustavo Tsuboi virar para 3 a 1. Apesar disso, a disputa nesta parcial foi mais disputada e os dois mesatenistas foram trocando pontos.

Hugo Calderano conseguiu abrir dois pontos de frente em 6 a 4, em 8 a 6 e em 9 a 7, mas, nas três oportunidades, Gustavo Tsuboi conseguiu empatar.

O dia foi de contraste de sentimentos para três brasileiros que atuam no tênis de mesa da Europa. Nesta terça-feira (20), na Liga Francesa da 1ª divisão, o TT Istres, time de Eric Jouti, foi derrotado pelo SPO Rouen, na estreia, por 3 a 2. Ainda na França, na competição de acesso, o C’Chartres TT, clube de Vitor Ishiy, ganhou do TT Nantes, 3 a 0. E, na Bundesliga, Bad Homburg, equipe de Gustavo Tsuboi, perdeu de 3 a 1 do Werder Bremen
Tsuboi perdeu o oitavo confronto em oito jogos contra Calderano (ITTF/Divulgação)

O primeiro set point veio para Hugo Calderano em 10 a 9, mas Gustavo Tsuboi conseguiu salvar. Na segunda oportunidade que teve, o número 6 do mundo não deixou escapar e fechou em 12 a 10.

Disposto a fechar o jogo no quarto set, Hugo Calderano começou com tudo e abriu 4 a 0. O domínio continuou e a vantagem chegou a seis pontos em 9 a 3.

Mas Gustavo Tsuboi reagiu marcou incríveis sete pontos seguidos e chegou ao set point em 10 a 9. O ponto seguinte foi um dos mais disputados do jogo. Depois de um rally espetacular, Hugo Calderano conseguiu empatar em 10 a 10.

No lance seguinte, Gustavo Tsuboi mandou a bola na rede e Calderano teve o match point a seu favor e conseguiu fechar em 12/10.

BRUNA TAKAHASHI

Bruna Takahashi - Tênis de Mesa - Treinamentos
(Divulgação/ITTF)

A número 1 do Brasil no tênis de mesa, Bruna Takahashi não resistiu à ucraniana Ganna Gaponova e foi derrotada na estreia do WTT Contender Doha. A adversária dominou as ações especialmente no primeiro e no terceiro sets para chegar à vitória.

Bruna Takahashi jogou bem no segundo set e teve chances de fechar, mas acabou levando a virada no final. Com isso, Ganna Gaponova venceu por 11/5, 11/9 e 11/6 para avançar às oitavas de final do WTT Contender Doha.

DUPLAS

Além das partidas de simples, Gustavo Tsuboi e Vitor Yshiy jogaram nas duplas, mas acabaram eliminados pelo espanhol Alvaro Robles e o romeno Ovidiu Ionescu. Depois de vencerem os dois primeiros sets por 11/9, os brasileiros levaram a virada por 11/4, 11/3 e 11/7 e perderam por 3 a 2.

Mais em Tênis de Mesa