Siga o OTD

Tênis

Thiago Monteiro avança em Melbourne e Luisa Stefani cai nas oitavas

Número um do Brasil segue vivo no no torneio, enquanto Stefani já pensa no Australian Open. Na Turquia, Menezes é eliminado

Thiago Monteiro - João Menezes
Thiago Monteiro é o número um do Brasil em simples masculino (Instagram/thiagomonteiro94)

Na madrugada desta terça-feira (2), três brasileiros estiveram em ação nas principais competições de tênis, mas apenas um avançou. Em Melbourne, na Austrália, Thiago Monteiro passou pela estreia, enquanto Luisa Stefani acabou eliminada nas oitavas de final. Já na Turquia, no Challenger de Antalya, João Menezes caiu ainda na primeira rodada. Confira os destaques.

+Após cirurgia, Bia Haddad volta a jogar semana que vem

Thiago Monteiro avança

Após duas semanas de quarentena, Thiago Monteiro finalmente entrou em quadra, Na estreia do Great Ocean Road Open, um dos dois ATP 250 simultâneos na cidade de Melbourne, o cearense enfrentaria, inicialmente o canadense Vasek Pospisil, que desistiu do torneio por uma lesão na região lombar.

Assim, o número um do Brasil encarou o australiano Thomas Fancutt, 562º colocado do ranking, e venceu por duplo 6/4. Agora, Thiago Monteiro terá pela frente outro atleta da casa, Matthew Ebden, ex-top 40 e atualmente 320º do ranking.

“Foi um bom jogo. O meu adversário mudou de última hora, mas entrei concentrado no que eu tinha que fazer e na forma em que eu tinha que jogar. Senti que joguei bem, principalmente com o saque. O adversário sacava bem e rápido, então não dava ritmo, mas consegui impor o meu jogo e aproveitar as poucas chances que tive”, contou o brasileiro, satisfeito com o ritmo apresentado.

O triunfo na estreia rende 10 pontos para Thiago Monteiro, que pode fazer 20 pontos se vencer mais uma em Melbourne. No entanto, como tem justamente 20 pontos a defender, ele precisa chegar ao menos às quartas de final para somar 45 pontos e ganhar posições no ranking.

Na próxima rodada, Thiago enfrentará outro australiano Matt Ebden, ex-número 39 do mundo e atual 320º. O tenista surpreendeu o argentino Federico Delbonis, 77º do ranking, em sets diretos, avançando à segunda rodada. Este será o primeiro duelo entre os tenistas.

“O Ebden é um jogador muito duro. Ele já esteve melhor ranqueado, está voltando de lesão agora, e acabou ganhando do Delbonis, o meu parceiro de treino na quarentena. Já volto a jogar amanhã (na madrugada desta quarta-feira), então vou aproveitar o tempo para descansar bem e estar preparado para mais um jogo duro”, finalizou Monteiro, focado no próximo desafio.

Luisa Stefani perde nas oitavas

Luisa Stefani
Luisa Stefani é a número 30 do ranking de duplas (Divulgação/WTA)

Nas oitavas de final do Gippsland Trophy, um dos três WTA 500 simultâneos na cidade australiana, Luisa Stefani e Hayley Carter acabaram eliminadas, após perderem para a francesa Alizé Cornet e a romena Mihaela Buzarnescu por 6/3 e 6/1.

“Hoje realmente não deu. Jogo bem abaixo do que temos jogado ultimamente. Elas foram bem sólidas e não deram muita coisa de graça. Jogo para aprender e esquecer. Seguir em frente com o pé no chão e treinar bem. Temos uma semana para o Australian Open e vamos usar esses dias para limpar um pouco do que fizemos hoje, consertar o que faltou. Saio decepcionada, mas bola pra frente”,  disse a brasileira.

Agora, Luisa Stefani, número 30 do ranking da WTA, já vira a chavinha e foca na disputa do Australian Open, o primeiro Grand Slam do ano, que começa na próxima segunda-feira (8). No ano passado, a brasileira e Carter venceram duas rodadas e acabaram caindo nas oitavas.

Menezes é eliminado na Turquia

Assim como na semana passada, João Menezes não passou da estreia em seu segundo challenger seguido em Antalya, na Turquia. Desta vez, ele perdeu de virada para o argentino vindo do quali Tomas Etcheverry, com parciais de de 2/6, 6/1 e 6/3.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Fiz um primeiro set muito bom e, no início do segundo, cometi alguns erros na rede que interferiram no resto do jogo. Comecei a errar bolas que não vinha errando e coloquei o Etcheverry no jogo de novo. Depois disso, faltou manter a calma, principalmente no início do terceiro set, e ser mais consistente”, explicou Menezes

Agora, Etcheverry enfrentará outro brasileiro nas oitavas: Thiago Wild, que quebrou uma sequência negativa de derrotas para avançar no torneio. Será o segundo confronto seguido entre eles em Antalya e o argentino levou a melhor na semana passada.

ITFs

Por fim, no ITF M15 de Monastir, na Tunísia, Mateus Alves e Gauthier Onclin avançaram na chave de duplas. Parceria cabeça de chave quatro, eles venceram Pierre Faivre e Stuart Parkes por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 6/7 (5-7) e 10/6.

Assim, eles estão nas quartas de final e vão encarar os belgas Raphael Collignon e Louis Herman, que vieram no quali.

Mais em Tênis