Siga o OTD

Tênis

Stefani vai à final em Abu Dhabi e fura top 30 pela primeira vez

Ao lado de Hayley Carter, Luisa superou as atuais campeãs do US Open e garantiu a estreia entre as 30 melhores duplistas do mundo

Luisa Stefani e Haley Carter WTA de Abu Dhabi
Luisa Stefani e Hayley Cartes superaram as atuais campeãs do US Open (Instagram/hayleyncarter)

Que dia para Luisa Stefani! Ao lado da parceira Hayley Carter, a brasileira avançou à grande final do WTA 500 de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, e ainda garantiu sua estreia no top 30 do ranking mundial de duplas.

A vaga na decisão veio após a grande vitória de sobre a russa Vera Zvonareva e a alemã Laura Siegemund, atuais campeãs do US Open. Cabeças de chave número oito, Luisa Stefani e Hayley Carter precisaram de 1h34min para bater as rivais por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 1/6 e 10/8, nesta terça-feira (12).

“Foi um jogo difícil, na quadra central, que é mais lenta. A bola quica um pouco mais. As meninas, querendo ou não, ganharam o US Open, jogam muito bem tanto simples como duplas, são experientes”, disse Luisa Stefani. “Foi um jogo bem duro, parelho. Partida de xadrez, bem tática.”

“No primeiro set perdíamos de 3/5, ali foram nossos melhores games na partida onde jogamos muito bem, bem taticamente, executando o que queríamos. Demos uma caída no segundo set, elas foram bem, mesmo assim partida estava parelha. No super tie-break voltamos com energia”, acrescentou.

Luisa Stefani Hayley Carter Duplas WTA 500 de Abu Dhabi Brasileira tênis duplas
(divulgação/arquivo)

Japonesas na final

Agora, a brasileira e a parceira dos Estados Unidos vão encarar na decisão a dupla cabeça de chave cinco, formada pelas japonesas Shuko Ayoama e Ena Shibahara. Elas venceram Sofia Kenin, dos Estados Unidos, e a australiana Ajla Tomljanovic na outra semifinal de Abu Dhabi por 2 sets a 0.

“Muito feliz de chegar na primeira final nesse primeiro torneio do ano, mostra o trabalho que fizemos na pré-temporada”, falou Stefani. “Mas ainda tem mais um jogo pela frente. Vamos buscar fechar com chave de ouro”, completou a brasileira, que tem base de treinos na Saddlebrook Academy, na Flórida, mas fez a pré-temporada em São Paulo esse ano.

+Veja todas as notícias sobre tênis

Será a sexta final de Stefani em nível WTA, a quinta ao lado de Carter. Assim, ela vai em busca do terceiro título. Foi campeã em Taskent, no Uzbequistão, em 2019, Lexington, nos Estados Unidos, em agosto passado, ambos com Carter. Foi vice em Seul, na Coreia do Sul, em 2019, em Estrasburgo, na França, também com Carter e vice e Ostrava, na República Tcheca, com a canadene Gabriela Dabrowski em 2020. Tem ainda dois troféus de WTA 125k Series, equivalentes aos challengers no masculino.

Hayley Carter e Luisa Stefani WTA
Stefani e Carter campeãs em Lexington, EUA (instagram/luisastefani)

Top 30

Além disso, a brasileira se garantiu entre as 30 melhores tenistas do mundo pela primeira vez na carreira. E ainda pode chegar ao 28º posto do ranking caso conquiste o troféu em Abu Dhabi.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Show alcançar o top 30 pela primeira vez. Sempre acredito que o ranking é uma consequência dos resultados, e resultados vêm com o treino e trabalho duro. É mais um passo no caminho certo, mais um degrau onde quero chegar, que são as Olimpíadas”, comemorou. Bem legal começar o ano assim com uma final e o pé direito.”

ITFs

No ITF M15 do Cairo, no Egito, Eduardo Almeida foi o único brasileiro a entrar em ação nesta terça-feira (12). No entanto, ele acabou eliminado na estreia das duplas, ao lado do argentino Santiago De La Fuente, ao perder de virada para os cabeças de chave um, os russos Bogdan Brobov e Ivan Gakhov por 4/6, 6/1 e 10/5.

Mais em Tênis