Siga o OTD

Tênis

Stefani vai à semi em Abu Dhabi e brasileiros avançam no Australia

Luisa Stefani e Haley Carter vencem a terceira na chave de duplas nos Emirados Árabes; enquanto Felipe Meligeni e João Menezes passam pela primeira rodada nas simples do quali do Australian Open

Luisa Stefani avança à semifinal do torneio de Abu Dhabi (Divulgação/Arquivo Pessoal)

Foi um dia perfeito em se tratando de brasileiros em competições internacionais do tênis. Pelo WTA 500 de Abu Dhabi, Luisa Stefani voltou a vencer e beliscou vaga na semifinal do torneio de duplas. Já no qualificatório do Australia Open, Felipe Meligeni e João Menezes começaram a disputa com o pé direito e deram o primeiro passe rumo à chave principal. Os três jogos foram neste domingo (10).

Luisa Stefani avança à semi

Em um jogo bastante complicado, Luisa Stefani conseguiu uma vitória de virada e avançou entre as quatro melhores parcerias do WTA 500 de Abu Dhabi, disputado nos Emirados Árabes. O evento que abre a temporada com premiação de US$ 565 mil (pouco mais de R$ 3 milhões).

+ Thiago Monteiro estreia em 2021 com triunfo sobre Bellucci

A brasileira, que atua com a Hayley Carter, dos Estados Unidos, derrotou a dupla das russas Anastasia Potapova e Veronika Kudermetova, por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 6/3 e 10/4 após 1h21min de duração.

A rivais vinham embaladas por derrotarem na rodada anterior as cabeças de chave 3, a holandesa Demi Schuurs e a americana Nicole Melichar.

Luisa Stefani venceu o torneio de duplas e se classificou para a final da chave simples na Supercopa
Luisa Stefani chega à semifinal de torneio nos Emirados Árabes (Green Filmes/CBT/arquivo)

“Muito bom jogo hoje, meu jogo favorito dos três até aqui. Tivemos que trabalhar bastante nos pontos. Fomos melhorando ao longo da partida, sendo mais inteligentes, taticamente melhores e no final já estávamos superiores e aproveitamos o momento a nosso favor”, avaliou Stefani.

“Fomos bem agressivas, as meninas estavam batendo forte, muito firmes do fundo, um jogo mais rápido e diferente contra mais duas simplistas. Lidamos bem com o desafio e a maneira como o jogo estava indo do meio pro final. Ótima vitória e animada para o próximo”, completou.

Com a vitória e classificação confirmada, Stefani e Carter descansam e apenas treinam nesta segunda-feira (11). No dia seguinte elas pegam as vencedoras do confronto entre Vera Zvonareva/Laura Siegmund (Rússia/Alemanha) e Garbiñe Muguruza/Jenifer Brady (Espanha/Estados Unidos).

Brasileiros vencem na Austrália

Se Stefani deu um passo importante rumo ao título, Felipe Meligeni e  João Menezes ficaram mais próximos de atuar na chave principal do Australian Open, o primeiro Grand Slam da temporada.

Felipe Meligeni avança às quartas após vencer cabeça de chave número 3
Meligeni vence a primeira no quali do Australian Open (Marcello Zambrana/DGW/arquivo)

Enfrentando o experiente Martin Klizan, tenista eslovaco de 31 anos que já figurou no Top 25 do mundo, Meligeni conseguiu demonstrar atuação sólida e venceu por 2 sets 0, parciais de 6/1 e 6/4.

Com a vitória, o tenista, que figura na 230ª posição no ranking mundial, precisa agora de mais dois triunfos para disputar um inédito Grand Slam. O próximo adversário será o tcheco Tomas Machac.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Vale destacar, ainda, que o principal candidato de chave, o russo Evgeny Donskoy, cabeça de chave número 9 do quali, foi surpreendido na estreia.

João Menezes
João Menezes precisou suar para dar primeira passo (instagram/joaomenezes12/arquivo)

Já João Menezes teve de suar mais para vencer. Enfrentando o argentino Andrea Collarini, o brasileiro precisou não só reverter uma derrota no primeiro set, mas também salvar três match points no segundo para vencer o adversário por 2 sets a 1, parciais de 1/6, 7/6 (10-8) e 6/3.

O próximo adversário do atual número 193 do planeta será o holandês Botic van de Zandschulp, 156º do mundo.

Thiago Monteiro

Nos Estados Unidos, no sábado (9), Thiago Monteiro se despediu do ATP 250 de Delray Beach. Disputando as oitavas de final do torneio, o cearense foi superado pelo estadunidense John Isner, cabeça de chave número dois da competição, por 2 a 0 com 6/4 7/6(4).

“O jogo foi muito duro. O Isner jogou muito bem, ele sacou melhor do que da última vez em que jogamos. Eu demorei para entrar no jogo, estava mais frio e a bola acabou ficando mais rápida do que o normal. Joguei bem melhor no segundo set, lá eu tive algumas oportunidades, mas, como sempre, ele conseguiu fechar a porta com grandes saques. Já no tie-break, um ponto, que ele fez uma devolução angulada, fez a diferença. É muito difícil, para qualquer jogador, jogar contra o Isner sacando bem”, resumiu Monteiro.

Mais em Tênis