Siga o OTD

Tênis

Luz e Bellucci avançam às oitavas do Challenger de Campinas

Orlando Luz bateu o compatriota Matheus Pucinelli e Thomaz Bellucci derrotou o argentino Camilo Carabelli. Meligeni estreia nesta terça-feira (1)

Sete jogos agitaram a segunda-feira (30) no ATP Challenger de Campinas. E apenas dois brasileiros se classificaram às oitavas de final. Na primeira partida da quadra central João Lima aconteceu o reencontro de Orlando Luz e Matheus Pucinelli. O segundo derrotou o primeiro no Challenger de São Paulo, mas desta vez, o resultado foi o oposto. Já no último duelo do dia, Thomas Bellucci bateu o argentino Camilo Ugo Carabelli.
Thomaz Bellucci desclassificou o argentino Camilo Ugo Carabelli (João Pires/Fotojump)

Sete jogos agitaram a segunda-feira (30) no ATP Challenger de Campinas. E apenas dois brasileiros se classificaram às oitavas de final. Na primeira partida da quadra central João Lima aconteceu o reencontro de Orlando Luz e Matheus Pucinelli. O segundo derrotou o primeiro no Challenger de São Paulo, mas desta vez, o resultado foi o oposto. Já no último duelo do dia, Thomaz Bellucci bateu o argentino Camilo Ugo Carabelli.

Reencontro e ‘vingança’

Orlando Luz, número 8 do Brasil, foi o primeiro a avançar na chave do Challenger de Campinas ao superar o atleta da casa na Sociedade Hípica de Campinas, com parciais de 7/6 (7-3) e 6/2. O gaúcho tinha sido derrotado pelo rival campineiro em três sets na semana passada. O resultado caminhava para ser o mesmo quando Matheus Pucinelli chegou a liderar por 5 a 2 na primeira parcial, mas o oponente se recuperou e ganhou.

+ Fernando Meligeni e a relação Argentina-Brasil em sua carreira

“Eu comecei nervoso, estava bem fora de jogo. Ele estava mais confortável e eu sei do tênis que ele pode apresentar, na semana passada ele provou isso. Até o 5/2 praticamente não teve jogo, era só saque, devolução para fora, saque e rede. No 5/2 eu joguei bem, peguei confiança para o 5/3 e ele sentiu, errou umas bolas que não deveria e eu cresci. No tié-break eu fui superior e no segundo set me mantive mais tranquilo”, explicou Orlando Luz.

Os brasileiros Orlando Luz e Matheus Pucinelli se enfrentaram no Challenger de Campinas (João Pires/Fotojump)
Os brasileiros Orlando Luz e Matheus Pucinelli se enfrentaram no Challenger de Campinas (João Pires/Fotojump)

Thomaz Bellucci classificado

No duelo que encerrou o dia, Thomaz Bellucci conquistou o primeiro triunfo no Challenger de Campinas com uma primeira parcial impecável e superando os altos e baixos no segundo set. O paulista, ex-número 21 do mundo, desclassificou o argentino Camilo Carabelli, com séries de 6/1 e 6/4, em 1h18min. “Acho que foi uma boa estreia, o Carabelli é um bom jogador de saibro, sólido e que vende caro todos os pontos”, disse Thomaz Bellucci.

+ Felipe e Carolina Meligeni são campeões neste domingo

O tenista canhoto iniciou em vantagem e fez 3 a 0. O argentino chegou a liderar por 4 a 1 na segunda parcial, mas o paulista brecou a recuperação ganhando os últimos cinco games, incluindo uma sequência de 12 pontos. “O primeiro set foi impecável. No segundo cometi alguns erros no começo e perdi a mão no saque. O importante é que a partir do 4/1 eu joguei muito bem”, concluiu Thomaz Bellucci.

Brasileiros eliminados

Antes do jogo de Thomaz Bellucci, Thiago Wild não fez valer a condição de cabeça de chave 2 e parou na estreia contra o chileno Alejandro Tabilo, por 6/1 e 6/3. O paranaense teve seis break points quando o rival sacou para fechar o jogo, mas não conseguiu reagir. Alejandro Tabilo será o adversário do gaúcho Orlando Luz nas oitavas de final.

+ Thiago Monteiro avalia temporada e traça planos para 2021

Mais dois brasileiros entraram em quadra nesta segunda e ambos perderam. O argentino Facundo Bagnis, cabeça de chave 3, virou após 2h34 diante do jovem pernambucano João Lucas Reis da Silva, com parciais de 6/7 (5-7), 6/4 e 6/4. E o qualifier Alejandro Baez, ex-número 1 juvenil, manteve o embalo em Campinas e superou o gaúcho Oscar Gutierrez, por 7/5, 1/6 e 6/1.

Felipe Meligeni estreia nesta terça-feira

Felipe Meligeni chega ao Challenger de Campinas embalado pelo maior título da carreira, conquistado no último domingo (29). Depois de ser campeão do Challenger de São Paulo, o campineiro estreia em casa nesta terça-feira na quadra central João Lima. O número 4 do Brasil inicia sua caminhada contra o espanhol Carlos Gomez-Herrera.

+ Melo e Kubot concorrem a prêmio de dupla favorita do público

“Jogar em casa, perto dos familiares e amigos, é uma sensação única. As minhas últimas semanas foram muito boas, amanhã começa tudo de novo, do zero, mas vou com muito empenho para dar continuidade no trabalho e fechar bem esse ano”, comentou Felipe Meligeni. O fim da rodada ficará por conta de João Menezes, número 3 do país.

+ Circuito de tênis de em cadeira de rodas terá etapas em dezembro

O mineiro encara o argentino Juan Pablo Ficovich, atual vice-campeão do torneio. O dia também terá mais dois duelos entre Brasil e Argentina no Challenger de Campinas. Abrindo a rodada, o paulista Pedro Sakamoto encara Francisco Cerundolo, cabeça de chave 7. Campeão do torneio em 2013, o gaúcho Guilherme Clezar mede forças com Facundo Mena.

Programação de terça-feira:

Quadra central João Lima

  • [7] F. Cerundolo (ARG) x Pedro Sakamoto (BRA) – 10h
  • Felipe Meligeni (BRA) vs [Q] C. Gomez-Herrera (ESP) – Não antes de 12h
  • Guilherme Clezar (BRA) vs F. Mena (ARG) – Não antes de 14h
  • J. P. Ficovich (ARG) vs João Menezes (BRA) – Não antes de 19h

+ Luisa Stefani dá clínica para crianças em São Paulo

Resultados de segunda-feira:

Primeira rodada

  • A. Tabilo (CHI) 2 x 0 [2] T. Wild (BRA) – 6/1 e 6/3
  • [3] F. Bagnis (ARG) 2 x 1 João Lucas Reis da Silva (BRA) – 6/7(5), 6/4 e 6/4
  • [Alt] Orlando Luz (BRA) 2 x 0 [WC] Matheus Pucinelli (BRA) 7/6(3) e 6/2
  • Thomaz Bellucci (BRA) 2 x 0. [Q] C. Ugo Carabelli (ARG) 6/1 e 6/4

Brasileiros no ITF

Dois tenistas brasileiros entraram em quadra por torneios do ITF. No Egito, no ITF de Cairo, Mathias Klimovicz perdeu para o ucraniano Yuri Dzhavakian, por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/4, na segunda rodada do torneio qualificatório.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Já no ITF de Santo Domingo, na República Dominicana, Leonardo Civita-Telles bateu o hondurenho Rany Rivera (HON), em sets diretos, duplo 6/1. O brasileiro encara o boliviano Alejandro Mendoza na terceira e última rodada do qualificatório.

Mais em Tênis