Siga o OTD

Tênis

Marcelo Melo perde confronto direto e adia volta à liderança do ranking de duplas

Marcelo Melo perde confronto direto e adia volta à liderança do ranking de duplas

Depois do título conquistado em Madri na semana passada, Marcelo Melo e Lukasz Kubot assumiram a liderança do ranking que conta apenas os pontos somados em 2017 e que vai definir as oito duplas classificadas para o ATP Finals. No ranking individual de duplas, que leva em consideração as últimas 52 semanas, o brasileiro subiu para o terceiro lugar e teria chances de ir à primeira colocação dependendo do resultado no Masters 1000 de Roma. Mas a esperança caiu por terra nesta sexta-feira, quando a parceria do mineiro com o polonês foi derrotada nas quartas-de-final do torneio italiano pelo finlandês Henri Kontinem e o australiano Jonh Peers por 6/4 e 7/6 (6).

O detalhe é que Henri Kontinen é adversário direto de Marcelo Melo na luta pelo número 1 do ranking de duplas. Aliás, o finlandês ocupa esta posição atualmente. E tem mais: se os algozes do brasileiro e do polonês chegarem à final em Roma, tomam a ponta também no ranking de duplas da temporada.

Foi a apenas a segunda partida de Marcelo Melo e Lukasz Kubot no Masters 1000 de Roma. A estreia aconteceu na quinta com vitória sobre o romeno Florin Mergea e o paquistanês Aisam-Ul-Haq-Qureshi em sets diretos com parciais de 6/2 e 6/3.

Com a derrota de Marcelo Melo, terminou a participação brasileira no Masters 1000 de Roma. Bruno Soares e seu parceiro, o britânico Jamie Murray, foram eliminados na quarta-feira pelos americanos americanos John Isner e Jack Sock em sets diretos por 7/5 e 6/3.

Antes disso, na chave de simples, Thomaz Bellucci e Thiago Monteiro caíram na primeira rodada. Eles foram derrotados, respectivamente, pelo belga David Goffin, 10º do mundo, e pelo alemão  Florian Mayer, 46º.

O curioso é que os dois brasileiros se enfrentaram no domingo pelo qualifying com vitória de Thiago Monteiro  por 2 sets a 0, parciais de 6/3, 7/5. Mesmo com a derrota, Bellucci conseguiu uma vaga como Lucky Loser, após as desistências do cipriota Marcos Baghdatis e do alemão Philipp Kohlschreiber e ganhou a oportunidade de jogar a chanve principal no sorteio.

Mas a sorte de Thomaz Bellucci acabou por aí. Nesta segunda-feira, ele foi derrotado, de virada, por David Goffin por 6/7(5) 6/3 6/4, após 2h31min de partida. Já Thiago Monteiro não teve chances contra o alemão Florian Mayer e perdeu por 6/4 e 6/2.

 

Mais em Tênis