Siga o OTD

Tênis de Mesa

 

Em ano especial, Hugo Calderano completa mil jogos na carreira



Brasileiro ganhou quase oito de dez jogos que fez e já conquistou 24 títulos desde 2009, quando fez o primeiro jogo oficial registrado pela federação internacional de tênis de mesa



Hugo Calderano - WTT mil jogos tênis de mesa
(WTT)

A final do WTT Champions de Macau neste do domingo (14) marcou nada menos do que o milésimo jogo de Hugo Calderano na carreira. E a marca vem em um ano repleto de bons resultados que colocaram o carioca de 29 anos novamente o melhor ranking que já atingiu, além de ter garantido mais uma classificação para o WTT Finals.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

O primeiro jogo, de acordo com os registros da federação internacional de tênis de mesa (ITTF), foi em 2009, na Guatemala, pelo circuito júnior e cadete. Ele enfrentou o guatemalteco Gabriel Orellana e perdeu por 3 a 1 com parciais de 11/8, 10/12, 11/6 e 12/10. De lá pra cá, 770 vitórias e 24 títulos, sendo dez deles de WTT, ou seja, do circuito mundial de tênis de mesa.

Na casa deles

Desses dez títulos do circuito mundial, quatro foram este ano, inclusive a apoteose na Copa do Mundo de Macau, em abril. A campanha da Copa do Mundo foi histórica. Além de Hugo Calderano se tornar o primeiro atleta das américas a vencer a competição, o título veio batendo, pela ordem, os três primeiros do ranking mundial na ocasião.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Nas quartas de final, o brasileiro derrotou o japonês Harimoto Tomokazu. A seguir, ousou derrotar dois chineses na casa deles. Na semifinal venceu Wang Chuqin, vice-líder do ranking mundial, por 4 a 3 após estar perdendo por 3 a 1. Na final, o carioca amassou o Lin Shidong, líder da lista.

A campanha na China, país que domina com folgas do tênis de mesa, foi tão impactante que até derrubou o presidente da associação local.

Poucas semanas depois, em Doha, no Catar, Hugo Calderano voltou ao palco máximo do tênis de mesa, a final do Campeonato Mundial. Desta vez, porém, deu China, com Wang Chuqin.

Star Contender e Contender

Além da Copa do Mundo, Hugo Calderano venceu em 2025 dois Star Contender, um em Foz do Iguaçu e outro em Ljubljana, e o Contender de Buenos Aires. Ele tem, ainda, o vice-campeonato do Champions de Macau, cuja final foi o milésimo jogo dele na carreira.

Apesar da derrota, a campanha em Macau recolocou Hugo Calderano no terceiro lugar do ranking, melhor colocação atingida por ele até hoje. Também garantiu vaga para ele no WTT Finals deste ano.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Tênis de Mesa