A final do WTT Champions de Macau neste do domingo (14) marcou nada menos do que o milésimo jogo de Hugo Calderano na carreira. E a marca vem em um ano repleto de bons resultados que colocaram o carioca de 29 anos novamente o melhor ranking que já atingiu, além de ter garantido mais uma classificação para o WTT Finals.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
O primeiro jogo, de acordo com os registros da federação internacional de tênis de mesa (ITTF), foi em 2009, na Guatemala, pelo circuito júnior e cadete. Ele enfrentou o guatemalteco Gabriel Orellana e perdeu por 3 a 1 com parciais de 11/8, 10/12, 11/6 e 12/10. De lá pra cá, 770 vitórias e 24 títulos, sendo dez deles de WTT, ou seja, do circuito mundial de tênis de mesa.
- Toldo e Dominic param no quadro preliminar em Palma de Mallorca
- Ygor Coelho bate maior favorito e vai às quartas em Internacional na Noruega
- Atlético x América na semifinal do Mineiro feminino; onde assistir ao vivo
- Eduarda Bordignon fica no top-15 do Mundial de BMX Freestyle
- Sada Cruzeiro x Minas; Superliga Masculina; horário e onde assistir ao vivo
Na casa deles
Desses dez títulos do circuito mundial, quatro foram este ano, inclusive a apoteose na Copa do Mundo de Macau, em abril. A campanha da Copa do Mundo foi histórica. Além de Hugo Calderano se tornar o primeiro atleta das américas a vencer a competição, o título veio batendo, pela ordem, os três primeiros do ranking mundial na ocasião.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Nas quartas de final, o brasileiro derrotou o japonês Harimoto Tomokazu. A seguir, ousou derrotar dois chineses na casa deles. Na semifinal venceu Wang Chuqin, vice-líder do ranking mundial, por 4 a 3 após estar perdendo por 3 a 1. Na final, o carioca amassou o Lin Shidong, líder da lista.
A campanha na China, país que domina com folgas do tênis de mesa, foi tão impactante que até derrubou o presidente da associação local.
Poucas semanas depois, em Doha, no Catar, Hugo Calderano voltou ao palco máximo do tênis de mesa, a final do Campeonato Mundial. Desta vez, porém, deu China, com Wang Chuqin.
Star Contender e Contender
Além da Copa do Mundo, Hugo Calderano venceu em 2025 dois Star Contender, um em Foz do Iguaçu e outro em Ljubljana, e o Contender de Buenos Aires. Ele tem, ainda, o vice-campeonato do Champions de Macau, cuja final foi o milésimo jogo dele na carreira.
Apesar da derrota, a campanha em Macau recolocou Hugo Calderano no terceiro lugar do ranking, melhor colocação atingida por ele até hoje. Também garantiu vaga para ele no WTT Finals deste ano.