Siga o OTD

Taekwondo

Brasil fatura mais sete medalhas no Pan-Americano

No último dia de disputas do Pan, Edival Netinho, Caroline Gomes, Milena Titoneli e Gabriel Fabre conquistaram ouro, Sandy Macedo, prata, e Talisca Reis e Henrique Martins, bronze

Foto: Divulgação/CBTKD

O Brasil fechou o último dia de disputas do Campeonato Pan-Americano de taekwondo, que está sendo disputado em Punta Cana, na República Dominicana, nesta quarta-feira (4) com mais sete medalhas no bolso. Com os ouros de Edival “Netinho” Marques, Caroline Gomes, Milena Titoneli e Gabriel Fabre, bem como da prata de Sandy Macedo e dos bronzes de Talisca Reis e de Henrique Martins, o país somou treze pódios na competição.

Campeã do Porto Rico Open e do Rio Open, Milena Titoneli, até 67 kg, estreou na competição com vitória sobre a argentina Victoria Rivas. Na semifinal, ela superou a americana Alena Viana já nos dois primeiros rounds, evitando o terceiro, de acordo com a nova regra. Na disputa decisiva, Milena foi superior à mexicana Leslie Soltero e conquistou a medalha de ouro para o Brasil.

Também ampeão do Rio Open, Edival “Netinho” Marques, que luta na categoria até 74 kg, passou sua primeira luta sobre o colombiano Juan Sebastian Valencia. Na semifinal, Netinho fez valer seu ritmo de luta e garantiu a vitória já nos dois primeiros rounds para assegurar um lugar na luta decisiva. Na final, Netinho venceu Rene Lizarraga, do México, e levou o ouro e 40 pontos no ranking Mundial e Olímpico.

Gabriel Fabre (63kg) passou sua primeira luta com tranquilidade sobre o atleta de Porto Rico. Na sequência, o atleta brasileiro venceu o mexicano Carlos Navarro nos dois primeiros rounds e garantiu um lugar na final. Na luta decisiva, Gabriel superou o argentino Lucas Guzman nos dois primeiros rounds e conquistou o ouro para o Brasil.

Caroline Gomes (62kg) estreou com vitória sobre a venezuelana Alexmar Sulbaram. Depois, venceu Faith Dilon, dos Estados Unidos, e garantiu um lugar na final do Campeonato Pan-Americano. Na luta pelo título, contra a colombiana Katherine Dumar, Caroline soube controlar a luta, vencer e conquistar mais um ouro para o Brasil.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Por pouco, Sandy Macedo (57kg) também não garantiu mais um ouro para o Brasil. A taekwondista chegou à final de sua categoria, mas foi derrotada por Skylar Park. Para chegar até a medalha de prata, Sandy passou por Daniela Munoz, da Colômbia, e na semifinal, por Fernanda Aguirre, do Chile.

Depois de conquistar o ouro nos Jogos Sul-Americanos da Juventude em Rosário, Henrique Martins (80kg) começou bem a sua caminhada na chave, vencendo Jose Benites, do Equador, e Miguel Trejos, da Colômbia. Na sequência, acabou superado pelo norte-americano Carl Alan Nickolas r garantiu o bronze da categoria.

A algoz de Talisca Reis também foi uma norte-americana. Ela perdeu, nas semifinal, por Makayla Greenwood, e ficou com o bronze. Na primeira luta, a brasileira venceu Lucero Gomez, da Colômbia.

Gabriel Santos (68kg) foi o oitavo brasileiro em ação nesta quarta-feira (4) no Campeonato Pan-Americano. No entanto, o atleta não conseguiu passar da primeira luta.

Melhor campanha da história

Com a conquista das sete medalhas nesta quarta-feira (4) e das seis faturadas no primeiro dia de disputas, o Brasil consagrou-se campeão geral do Campeonato Pan-Americano de Taekwondo. Esta é a melhor campanha do Brasil na história da competição.

Foram seis medalhas de ouro, três de prata e quatro de bronze conquistadas pelos brasileiros na competição. Clayton dos Santos foi eleito melhor técnico da competição.

“Coroamos esta bela campanha com 13 medalhas e a melhor campanha da história do Brasil nesta competição. Gostaria de parabenizar a todos os atletas e membros da comissão técnica que trabalharam arduamente junto à CBTKD e ao COB para que o Taekwondo brasileiro chegasse a este nível”, disse o chefe de equipe e diretor técnico da CBTKD, Henrique Precioso.

Mais em Taekwondo