Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Nathan Torquato admite ser favorito e mira ouro em Tóquio

Com 19 anos, Nathan Torquato foi campeão do Parapan de Lima-2019 e esbanja confiança para sua primeira Paralimpíada

Nathan Torquato Tóquio Ouro
Nathan Torquato encara o favoritismo como uma motivação (Alê Cabral/CPB)

Nathan Torquato está classificado para os Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2021. Confiante em seu potencial, o paratleta do taekwondo participou nesta quarta-feira (10) de uma live no Instagram da CBTkd (Confederação Brasileira Taekwondo) e afirmou que seu objetivo é conquistar a medalha de ouro na capital japonesa.

+ Tinder, preconceito e parceria: o amor de Edênia e Bia

“Estou com uma expectativa muito boa. Conheço praticamente todos os atletas que estarão participando da competição e vou chegar muito confiante. Não vou chegar para medalha. Vou chegar para o ouro. Esse será meu objetivo. Venho tendo um desempenho bem alto contra os principais adversários, inclusive os mais bem ranqueados”, afirmou Nathan Torquato.

“Chegarei confiante e como um dos favoritos. Não vejo o favoritismo como um fardo. Encaro isso como uma motivação maior. Apesar da quarentena, o trabalho continua e está incluso uma boa alimentação e o aspecto psicológico também. É fazer um trabalho eficiente para chegar lá e trazer o ouro”, acrescentou o paratleta.

+ Unidos pelo esporte, Duda e Rogério dividem quadra e vida

Nathan Torquato é natural da Praia Grande, litoral de São Paulo, e garantiu vaga na classe K44, atletas com amputação de braço, e na categoria até 61 kg. Ele está com 19 anos e, em 2019, foi medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru. Para ser campeão continental, o paratleta superou Geraldo Castro, da República Dominicana, por 40 a 13.

Uma vida no taekwondo

Nathan Torquato Tóquio Ouro
O paratleta começou a praticar taekwondo com três anos (Alê Cabral/CPB)

Nathan Torquato tem sua vida toda ligada ao taekwondo. Quando ainda tinha apenas três anos, o paratleta do litoral paulista ia para a escola na garupa da bicicleta de sua mãe e, no trajeto, sempre passava em frente a uma academia de luta. Já são 16 anos dedicados à modalidade e o competidor não saberia descrever sua vida sem o esporte.  

+ Gustavo Carneiro mira estar entre 10 melhores até 2024

“Comecei com três anos. Foi bem natural e parecia uma coisa divina. Minha mãe me levava para a escola de bicicleta e todo dia passava na frente dessa academia. Eu via o pessoal lutando e achava o máximo. Já gostava e nem sabia que era taekwondo. Insisti tanto que minha mãe me colocou e estou aqui até hoje”, revelou.

+ Da dança às águas: Luís Carlos Cardoso quer medalha em Tóquio

“Como pratico há 16 anos, eu fui desenvolvendo um amor por isso. Não sei como é Nathan antes do taekwondo. Esse esporte me deu todas as coisas boas na vida. Não me imagino sem ele e quero praticá-lo até quando der. Não vou abandonar”, completou Nathan Torquato, que estava estudando arquitetura, mas optou por trancar a faculdade para se dedicar ao esporte.

Conquista especial

Nathan Torquato Tóquio Ouro
Nathan Torquato foi campeão dos Jogos Parapanamericanos de Lima-2019 (Alê Cabral/CPB)

De olho em Tóquio, o paratleta tem feito treinos por virtuais e conta com a ajuda de sua irmã, que também pratica a modalidade. Nathan Torquato destacou o título do Parapan, disputado em Lima, como o momento mais especial de sua curta carreira, já que iniciou no parataekwondo em 2017.

“Ter sido campeão com 18 anos foi uma grande felicidade. Tenho um carinho enorme pelo Parapan por tudo que ele significa, principalmente pelo clima da competição, já que o Brasil estava com uma delegação gigante. É uma antecipação do que vai acontecer na Paralimpíada”, concluiu Nathan Torquato.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Há um mês, o competidor publicou em seu facebook um agradecimento à prefeitura de Praia Grande, que forneceu tatames para que continue treinando em casa. O paraatleta também agradeceu ao seu mestre e técnico Rodney Saraiva por ter ajudado neste processo.

Mais em Paralimpíada Todo Dia