Siga o OTD

Taekwondo

Netinho fatura a medalha de bronze no Grand Prix de Chiba

Edival Pontes, o Netinho, perde para o campeão na semifinal, mas garante um lugar no pódio do torneio japonês

Divulgação

O primeiro pódio! Na madrugada desta sexta-feira (13), dia da abertura da competição, o brasileiro Edival Pontes, o Netinho, faturou a medalha de bronze no Grand Prix de Chiba, no Japão. A cidade sediará o taekwondo nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Na categoria de até 68kg masculino, ele caiu para o campeão na semifinal, mas garantiu um lugar entre os três melhores. Gabriele Siqueira, Raiany Pereira e Rafaela Araújo não tiveram a mesma sorte do compatriota e ficaram pelo caminho.

“Essa foi uma das competições mais marcantes da minha vida. Eu estava me sentindo muito bem. Logo depois da pesagem, pesei e me senti muito diferente das outras competições, bem tranquilo como se eu fosse fazer um treino, mas sabendo da importância e do alto nível que seria. Dei meu primeiro nocaute em Grand Prix, fiquei bem feliz, mas ao mesmo tempo nervoso e preocupado com o meu adversário. Gostei bastante da competição, com essa colocação devo subir algumas posições no ranking. É muito importante para mim nesta corrida olímpica. Agora é treinar mais para conseguir melhorar a cor da medalha nas próximas”, avaliou Edival Pontes.

Masculino

Até 68kg

Ao longo dos combates, Netinho teve campanha consistente. No primeiro compromisso, superou o russo Konstantin Minin por 3 a 1 após a decisão da arbitragem. Pouco tempo depois, entrou em cena novamente para a disputa das oitavas de final, quando bateu o britânico Bradly Sinden pelo placar de 31 a 19.

A partir daí, o torneio afunilou. Em duelo equilibrado diante do coreano Seok Kim, levou a melhor ao anotar 18 a 14, chegando com moral para as semifinais. No entanto, Edival Pontes não segurou o iraniano Mirhashem Chamalidis, que logo em seguida conquistou o ouro. A derrota por 10 a 4 confirmou o bronze para o paraibano. Já a prata ficou com Christian McNeish, da Grã-Bretanha.

+RESULTADOS COMPLETOS DO GRAND PRIX DE CHIBA

Feminino

Acima de 67kg

Gabriele Siqueira passou pela luta inicial, mas não encontrou facilidade nas oitavas de final. Depois de eliminar a russa Kristina Adebaio (6 a 2), foi superada pela britânica Bianca Walkden por 7 a 1.

Na mesma categoria, Raiany Pereira também deu azar e se despediu do Grand Prix de Chiba ainda na estreia. Contra a mexicana Maria Espinoza, tropeço por 8 a 3.

Até 57kg

Rafaela Araújo foi mais uma representante do Brasil a inaugurar o evento. O resultado, contudo, não foi o esperado. Logo de cara, em duelo extremamente equilibrado, a alemã Madeline Folgmann levou a melhor nos mínimos detalhes: 10 a 9.

Mais em Taekwondo