Siga o OTD

Taekwondo

Com desempenho histórico, Brasil leva mais duas pratas no Mundial

Ícaro Miguel e Caroline Santos faturam a prata e consolidam grande desempenho brasileiro no Mundial. Maicon Andrade fechou com o bronze

O Brasil fez história em Manchester, na Inglaterra. Com direito a mais duas medalhas garantidas, o país obteve seu melhor desempenho em todos os tempos no Campeonato Mundial de Taekwondo. Neste domingo (19), além do bronze de Maicon Andrade, Ícaro Miguel e Caroline Gomes conquistaram a prata.

Ícaro Miguel foi o primeiro a subir para o octógono para desafiar o russo Vladislav Larin na finalíssima da categoria até 87kg masculino. A luta começou com muito estudo por parte dos competidores. O brasileiro contou com uma punição ao rival para abrir o placar e levar a vantagem no primeiro round.

Na sequência, Ícaro Miguel cresceu na reta final do segundo round e abriu três tentos de margem, mas sofreu um golpe no capacete e viu Vladislav Larin virar a disputa: 5 a 4 ao fim do tempo. No último período, o atleta da Rússia, bicampeão europeu, manteve a base fechada e administrou a pequena diferença em seu favor. Aproveitando os pequenos deslizes do adversário, confirmou o triunfo por 19 a 9 e faturou o título. Apesar do tropeço, Ícaro confirmou a prata em sua primeira decisão de Mundial. Ao todo, foram quatro vitórias e uma derrota na campanha.

Caroline Santos encarou a turca Irem Yaman na final da categoria até 62kg. E a brasileira de 23 anos não se intimidou no duelo diante da número 1 do ranking mundial, abrindo 2 a 0 logo no segundo round. Em desvantagem, Yaman partiu para cima e rapidamente tomou liderança da contagem. Com direito a um chute na cabeça, levou o placar de 8 a 2 para o período derradeiro.

Durante os dois minutos finais, Caroline Santos não conseguiu reagir e voltar para o confronto. Experiente, Irem Yaman soube como administrar defensivamente para confirmar a vitória por 21 a 7. A jovem taekwondista do Brasil viveu grande campanha no Mundial de Manchester e trouxe a prata.

Bronze na semifinal

Maicon Andrade participou da semifinal da categoria acima de 87kg e acabou eliminado. Mesmo com o revés, assegurou a medalha de bronze em mandou um recado para a torcida brasileira.

Até a edição de Manchester, o Brasil já havia levado para casa 14 medalhas em Campeonatos Mundiais da modalidade. No evento desta temporada, foram cinco – duas de prata (Ícaro Miguel e Caroline Gomes) e três de bronze (Maicon Andrade, Paulo Ricardo e Milena Titoneli).

Mais em Taekwondo