Siga o OTD

Taekwondo

Natália Falavigna comanda treinamento de novos talentos

Sob olhares de Natália Falavigna, 20 atletas do taekwondo participam entre domingo (31) e segunda (8) do treinamento de campo para a seleção juvenil em Florianópolis. Vão taekwondistas que passaram pela seletiva nacional e integrantes da equipe sub 18 do ano passado.

“Acredito que vai dar para acompanhar muito bem os atletas que já estiveram na seleção, ver os novos, provocar mudanças e ajudar no desenvolvimento dos que chegaram”, disse Natália Falavigna, medalhista de bronze em Pequim 2008 e campeã mundial em 2005 e responsável pela ação.

“Ao longo do ano, vamos fazer o monitoramento mesmo que a distância e acompanhar de perto o ano inteiro com mais algumas sessões de treinamento. A nossa expectativa é que no futuro, eles possam chegar numa seleção brasileira adulta e consigam ter uma carreira vitoriosa”, acrescentou a atual coordenadora técnica da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD).

Além dela, comandam as atividades os treinadores Erickson Melquiore Busatto, Fabio Lourenço da Silva e Bruno Igreja, e o também coordenador da CBTKD Rodney Saraiva. Terão apoio do preparador físico Diego Morine e do fisioterapeuta Guilherme Teixeira.

Alguns dos atletas estão tendo a primeira experiência como integrantes de uma seleção. Por isso, o objetivo é dar o máximo de informações possíveis para que eles possam entender a importância do momento, bem como carreguem conhecimentos para seus clubes e cidades. Além disso, serve como preparação para o Pan-Americanos Sub 18, principal competição para a categoria em 2019.

“Vai ser uma semana de muita troca de informação. Os juvenis chegam no camping muito sedentos de informação. Então, aproveitamos para explicar qual é o padrão de seleção brasileira, procurar ocupar grande parte do treinamento com palestras, parte educacional, informações sobre preparação física, treinamento, alimentação, controle de peso… Dados que eles possam usar quando voltarem para os seus locais de treinamento”, comentou Falavigna.

O campo de treinamento é promovido pela CBTKD em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Taekwondo