Siga o OTD

Surfe

Ítalo dá show, Pupo bate Slater e Tati está nas oitavas em Portugal

Os três, além de Jadson André, avançaram direto para a terceira rodada da etapa de Peniche do circuito mundial. Campeão olímpico pegou tubo, deu aéreo, bateu a maior nota e somatória do dia e ainda homenageou Ana Marcela Cunha

Ítalo Ferreira circuito Mundial de Surfe Portugal Peniche
Ítalo fez miséria em Peniche (Damien Poullenot/World Surf League)

Todos os brasileiros que participaram no Opening Round da etapa de Peniche, em Portugal, do circuito mundial de surfe passaram direto da primeira para a terceira fase nesta quinta (3). No masculino, Ítalo Ferreira pegou um tubaço, deu aéreo e tirou os maiores somatório e nota do dia. Jadson André estava na mesma bateria e também avançou. Samuel Pupo passou por Kelly Slater, e Tatiana Weston-Webb está nas oitavas de final da chave feminina. A próxima chamada está marcada para às 4h20 da madrugada de quinta (3) para sexta (4).

Ítalo Ferreira homenageou Ana Marcela Cunha e correu a bateria com o nome dela na lycra. Fez parte de uma ação da World Surf League (WSL) por conta do Dia Internacional da Mulher, o 8 de março. “Ela é uma mulher maravilhosa e medalhista de ouro nas últimas Olimpíadas”, destacou o campeão olímpico do surfe para a campeã olímpica da maratona aquática. “Ela é um exemplo para o mundo inteiro e uma pessoa muito especial. Ela é do Nordeste do Brasil, como eu, e representa muito para a nossa região. Essa homenagem é para você Ana!”

Ítalo Ferreira circuito Mundial de Surfe Portugal Peniche Ana Marcela Cunha
(Damien Poullenot/World Surf League)

Sobre a bateria, disse estar muito feliz por voltar a Portugal. “Tenho ótimas memórias daqui e vinha treinando bastante nos últimos dias”, disse. “A bateria foi bem divertida, porque peguei várias ondas e consegui mostrar o meu surfe. É isso o que eu gosto de fazer, surfar e me divertir. Gosto de lugares assim, onde você consegue surfar, sem precisar ficar esperando pelas ondas e tendo que marcar seus adversários.”

Tati passa em segundo

Tatiana Weston-Webb foi a primeira do país que competiu e passou direto para as oitavas ficando na segunda colocação da quarta bateria. Marcou 10,10 pontos com um 5,17 providencial na última onda. A australiana Molly Picklum venceu com 15,50 somando um 7,17 e um 8,33, essa a melhor nota do dia no feminino. Nas oitavas, Tati está na sétima bateria e vai pegar a havaiana Luana Silva. A partir de agora são duas por disputa, a vencedora avança e a perdedora é eliminada da etapa do mundial de surfe.

+ Veja a classificação masculina e feminina da WSL

Só deu Brasil

Samuel Pupo foi o primeiro brasileiro a cair na água no torneio masculino, enfrentando ninguém menos que Kelly Slater, dos Estados Unidos, e o havaiano Imaikalani deVault. Foi a primeira vez que Samuel Pupo enfrentou o 11 vezes campeão do mundo. Na quarta bateria, a última do dia, Ítalo Ferreira, o atual bicampeão em Portugal, dividiu a água com o compatriota Jadson André e com o português Vasco Ribeiro.

Adiós, Kelly

Pupo venceu Slater e deVault somando 14,60, marcando 8,10 na segunda onda, a segunda maior nota do dia. O havaiano passou em segundo com 13,73 e Slater, campeão em Pipeline nesse ano, terminou em terceiro com 9,90 e foi para a repescagem. Logo depois, Ítalo Ferreira e Jadson André vieram juntos pra fechar o dia e deixaram o local Vasco Ribeiro para trás. Ítalo cravou 8,50 logo na primeira onda e depois colocou 7,67 na quarta. Tomou conta da bateria. Jadson veio atrás com 9,74 contra 9,17 de Vasco Ribeiro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Brasil tem mais gente ainda para competir na etapa de Peniche do circuito mundial de surfe. Filipe Toledo, Caio Ibelli, Deivid Silva e João Chianca Chumbinho devem entrar na água na próxima chamada, ainda pelo Opening Round.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Surfe