Siga o OTD

Surfe

Tatiana Weston-Webb e Filipe Toledo fazem dobradinha em Margaret River

Brasileiros são superiores do início ao fim na decisão e Brasil leva os dois títulos na etapa na Austrália

Tatiana Weston-Webb e Filipe Toledo fazem dobradinha em Margaret River
- WSL / MATT DUNBAR

E deu Brasil em Margaret River! No último dia de baterias na etapa do circuito mundial de surfe, realizada na Austrália, Tatiana Weston-Webb foi a grande campeã da disputa feminina ao superar a australiana Stephanie Gilmore, na madrugada desta segunda-feira (10). No masculino, Filipe Toledo venceu o sul-africano Jordy Smith e confirmou a dobradinha brasileira.

Com os dois títulos, no feminino e masculino, o Brasil subiu no ranking mundial. Entre as mulheres, Tatiana Weston-Webb é a nova número dois do mundo, atrás apenas da americana Carissa Moore. Já entre os homens, as três primeiras colocações do país. Apesar da eliminação precoce em Margaret River, Gabriel Medina segue na liderança, seguido por Ítalo Ferreira e Filipe Toledo, campeão da terceira etapa do circuito mundial de surfe, aparece na terceira colocação do ranking.

-Bruna de Paula é campeã, artilheira e melhor jogadora da Liga Europeia

Tatiana Weston-Webb domina e é campeã em Margaret River

Na decisão feminina de Margaret River, Tatiana Weston-Webb teve pela frente a australiana Stephanie Gilmore. Logo nos primeiros minutos de disputas, a brasileira mostrou o que queria em sua segunda final seguida na temporada de 2021. Com duas manobras grandes dentro da mesma onda, Tatiana tirou um 8.50 e já colocou vantagem na liderança. 

Na sequência da bateria, a surfista do Brasil, que estava em sua terceira final seguida em Margaret River, somou mais 5.00 pontos e chegou em 13.50, complicando Gilmore na disputa. Próximo da metade, a australiana chegou para a decisão. Com uma série de manobras, Stephanie tirou um 6.83, totalizou 7.46 e encostou na brasileira. 

-Vitor Benite brilha novamente, é MVP e San Pablo Burgos é bi na Champions

Com cerca de 13 minutos para o fim, Gilmore cresceu e encostou. Com uma série de boas manobras, a australiana conseguiu um 6.00 e chegou em 12.83, reequilibrando a decisão da etapa do circuito mundial de surfe. Na reta final, Weston-Webb cresceu. 

Encaixando duas manobras em mais uma onda grande, a brasileira conseguiu chegar em 16.23 de somatória. Com isso, tendo menos de cinco minutos para o fim, Tatiana Weston-Webb colocou pressão em Stephanie Gilmore e esperou a buzina para confirmar o seu primeiro título em etapas do circuito Mundial de surfe de 2021.

Filipe Toledo supera Jordy Smith e conquista o título

Após o título de Tatiana Weston-Webb, o Brasil voltou para a água para a decisão do masculino. Na disputa do primeiro lugar, Filipe Toledo teve o sul-africano Jordy Smith como oponente. Logo nos primeiros minutos,, os dois surfistas conseguiram emendar onda atrás de onda e o representante da África do Sul ficou em vantagem, com 9.00 contra 7.60.

Na sequência da bateria, Jordy Smith abriu mais a vantagem. Com um 6.00, o sul-africano chegou em 14.00 e deixou o brasileiro precisando de um 7.34 para a virada. Atrás do placar, Filipe Toledo cresceu e virou. Com uma série de manobras, o representante do Brasil tirou um 8.33, chegou em 15.00 de somatória e assumiu a ponta pela primeira vez.

Logo em seguida, quando ainda voltava da onda anterior, Filipe Toledo fez a melhor nota da disputa. Com uma série de quatro manobras, o brasileiro conseguiu um 9.00, subiu seu total para 17.33 e jogou toda a pressão para o sul-africano.

Dentro dos 10 minutos finais, os dois surfistas conseguiram subir suas somatórias. Com isso, Filipe Toledo seguiu na liderança, agora com 17.40 contra 14.23. Na reta final, Jordy Smith buscou a virada mas não teve nota suficiente e o título foi do Brasil.

Semifinais

Tatiana Weston-Webb é melhor do começo ao fim e avança

Abrindo a série semifinal feminina, Tatiana Weston-Webb teve a australiana Bronte Macaulay como oponente. No duelo, a brasileira começou melhor e, com um 5.00 na primeira onda, assumiu a ponta. Como resposta, Macaulay conseguiu um 6.00 e tomou a liderança da disputa. 

Logo na sequência, a brasileira somou mais um 4.23 e voltou a liderar, com um total de 9.23. Logo em seguida, Tatiana Weston-Webb tirou um 5.10 e chegou em 10.10, colocando a representante australiana em situação complicada já na reta final da disputa. 

Tatiana Weston-Webb
WSL

Com a vantagem na disputa, a representante do Brasil fez uso da prioridade nos segundos finais e, na última onda, aumentou sua somatória. Com um 7.17, Weston-Webb chegou em 12.27 e sacramentou a segunda final seguida no circuito mundial de surfe em 2021. 

-Alison dos Santos quebra recorde sul-americano dos 400 m com barreiras

Filipe Toledo cresce no fim e é finalista

Abrindo sua série semifinal contra o sul-africano Matthew McGillivray, Filipe Toledo começou com tudo. Com uma série de manobras na onda de abertura, o brasileiro conseguiu um 5.67 e tomou a liderança. Na sequência, com os dois surfistas conseguindo encaixar manobras mas sem conseguir finalizar suas ondas, Filipinho seguiu na ponta, com 6.40 contra 5.93. 

Já na segunda metade da disputa, Filipe Toledo melhorou sua somatória. Com mais uma série de manobras, o brasileiro conseguiu um 5.00 e colocou seu total em 10.67. Como resposta, McGillivray teve a melhor nota da bateria. Com um 6.67, o surfista da África do Sul chegou em 10.00 pontos de somatória e seguiu vivo por um dos lugares da final em Margaret River. 

Com cerca de 10 minutos para o fim, Filipinho subiu seu total com a melhor nota da bateria. Encaixando uma série de manobras fortes e grandes, o brasileiro conseguiu um 7.83 e chegou em 13.50 e ficou com a caga na decisão encaminhada. Já dentro dos cinco minutos finais, Filipe Toledo aumentou ainda mais a vantagem. Com um 7.33, o surfista chegou em 15.16 e só esperou a buzina para se garantir na decisão de Margaret River. 

Quartas de final

Filipe Toledo vence duelo brasileiro

Nos primeiros minutos do duelo brasileiro do dia, Filipe Toledo começou melhor. Após cada um ter surfado uma onda, Filipinho assumiu a liderança da bateria, com 2.83 contra 0.73 de Ítalo Ferreira. Atrás na disputa, o campeão mundial de 2019 buscou a virada. Apesar da pequena somatória, Ítalo conseguiu surfar três ondas nos primeiros cinco minutos e, mesmo não conseguindo finalizar nenhuma delas, assumiu a liderança com 4.03. 

Filipe Toledo
– WSL / DANIEL SMORIGO

Na sequência da disputa, Filipe Toledo e Ítalo Ferreira conseguiram suas melhores notas da bateria. Com isso, Filipinho somou um 6.00 e tomou a liderança, mas por questão de segundos. Isso porque a série de manobras do último campeão da WSL deu ao brasileiro um 8.00 e Ítalo seguiu na liderança, com um total de 10.07 contra 8.83. 

Em seguida, a diferença na bateria aumentou. Com um 5.73, Ítalo Ferreira chegou em 13.73 e deixou o compatriota em situação complicada na disputa. Com a diferença o obrigando a buscar uma nota superior a 8 para a virada, Filipe Toledo melhorou sua somatória e, com um 3.27, chegou em 9.27, dando um pouco mais de vida na briga por uma das vagas na semifinal. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Logo na sequência, a virada veio. Com uma série de manobras fortes, Filipinho tirou um 7.90 e chegou em 13.90. deixando Ítalo Ferreira em busca de um 5.90 para assumir a liderança, com cerca de sete minutos para o fim. Na reta final, Ítalo encontrou uma onda mas caiu na última manobra, não conseguindo somar a pontuação que precisava. Com isso, Filipe Toledo se garantiu na semifinal de Margaret River. 

Mais em Surfe