Siga o OTD

Surfe

CBSurf Pro Tour inicia com atleta olímpica nas ondas de Ubatuba

Silvana Lima é o grande nome da competição feminina, com primeira bateria marcada para o início da manhã desta terça-feira. No masculino, destaque para Ian Gouveia

Silvana Lima surfe CBSurf Pro Tour 2020 Ubatuba

Com previsão de boas ondas, o CBSurf Pro Tour 2020 começa nesta terça-feira (27), na Praia Grande, em Ubatuba. A categoria feminina abre as disputas e deve definir a vencedora logo no primeiro dia. A cearense Silvana Lima, classificada para na estreia do surfe nos Jogos Olímpicos de Tóquio, é a grande atração

A primeira bateria está programada para entrar no mar às 8 horas e a finalíssima, às 13h55, mas a organização ressalta que o cronograma pode sofrer alterações diante das condições do mar.Silvana estreia na competição na quarta bateria enfrentando dois talentos locais, Açucena Vaz e Luana Coutinho e a catarinense Nathalie Plachi.

+ Confira o cronograma de baterias

“Quem bom que o Brasileiro está voltando. Uma coisa que gosto é competir. Ubatuba é demais, a energia é incrível. Nunca competi na Praia Grande, mas todo mundo fala que dá altas ondas e estou super animada’, afirma. “É bom sentir aquela adrenalina, o friozinho na barriga, rever as meninas, compartilhar um pouco de profissionalismo”, reforça Silvana Lima.

CBSurf Pro Tour 2020 surfe Praia Grande Ubatuba
Praia Grande, em Ubatuba, palco da competição (Fábio Carvalho)

Mais destaques

A cearense Larissa dos Santos, campeã da edição de estreia do CBSurf Pro Tour, em 2018, e a paulista Júlia Santos, atual dona do título do Circuito, também estão confirmadas e escaladas na mesma bateria, mas na segunda rodada. Sophia Medina, irmã do bicampeão mundial Gabriel Medina e campeã brasileira sub16, também está confirmada.

+ Ítalo Ferreira se prepara para Tour de 2021 e vê evolução

A competição marca a retomada das competições oficiais de surfe reunindo 144 surfistas de 12 estados, 32 no feminino e 112 no masculino, com R$ 80 mil de premiação, divididos igualmente entre as duas categorias, sendo R$ 12 mil aos vencedores. A previsão é que ela termine na quinta-feira (29).

Ian Gouveia

Além de Silvana Lima, o evento contará com outras estrelas brasileiras que já figuraram no circuito mundial de surfe. Entre eles, Ian Gouveia, filho do ícone Fábio Gouveia, que pretende aproveitar a folga no calendário do Circuito Mundial para se dedicar ao título do CBSurf Pro Tour.

Ian Gouveia surfe CBSurf Pro Tour 2020 Ubatuba
Ian Gouveia é destaque no masculino (Daniel Smorigo)

“Estou feliz de ter a oportunidade de competir de novo, desde o começo da pandemia. É o primeiro evento válido como competição e, com certeza, penso em título. Nunca disputei o título brasileiro, porque sempre estava me dedicando ao mundial e vai ser muito bom focar aqui no Brasil”, fala Ian.

+ Mineirinho já está no Havaí treinando para a “última onda”

Três dias de disputas

No total, serão três dias de disputas em Ubatuba. Por conta da pandemia, atletas deverão seguir protocolos de segurança, como uso de máscaras e distanciamento social nas áreas próximas ao palanque, sob pena de desclassificação.

SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

A etapa também será marcada pela valorização às ações em prol da sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, com as camisas de competição – usadas para identificar os atletas no mar – feitas com tecido desenvolvido a partir da reciclagem de garrafas pet.

Mais em Surfe