Siga o OTD

Surfe

Gabriel Medina é vice em Teahupoo e Filipinho vira líder

Gabriel Medina é derrotado no fim para o australiano Owen Wright e perde a chance de assumir a ponta do ranking. Filipe Toledo vira líder.

Gabriel Medina em Teahupoo 2019. Belo tubo surfe masculino jogos olímpicos tóquio 2020
WSL/Cestari

A épica etapa de Teahupoo, no Taiti, de 2019 ficará marcada para a história. Encerrada nesta quarta-feira (28), foi vencida pelo australiano Owen Wright e teve o brasileiro Gabriel Medina como vice. No Finals Day, as ondas não foram tão boas como no dia anterior, mas os melhores surfistas, principalmente os dois finalistas, conseguiram achar as famosas “cracas”. Quem se deu bem com os resultados foi Filipe Toledo, que não foi ultrapassado nem por Jordy Smith nem por Medina e vestirá a lycra amarela na etapa do Surf Ranch, que acontece entre 19 e 21 de setembro, nas ondas artificiais criadas pela empresa de Kelly Slater, na Califórnia.

+ Veja como ficou o ranking do mundial de surfe 2019

Medina perde para Owen Wright na final

Gabriel Medina chegou pela 5ª vez na carreira na final da etapa de Teahupoo e o favoritismo era evidente, ainda mais por se tratar de um adversário que ele já havia vencido três vezes no local. Porém, o tri não veio, devido a um erro de prioridade, que lhe custou a bateria.

A 4 minutos do fim, o brasileiro deixou um tubaço nas mãos do australiano, que não desperdiçou e tirou 9.17. Com isso, Owen ganha seu primeiro evento desde 2017, sobe para 8º do ranking e entra na zona de classificação olímpica. Já Gabriel Medina sobe para 4º, fica a menos de 2.000 pontos do líder Filipe Toledo e vai para a etapa do Surf Ranch com muita moral, pronto para defender seu título. De quebra, ainda superou Ítalo Ferreira e também entrou na zona de classificação para Tóquio.

Jadson faz bateria eletrizante, mas cai nas quartas

A melhor bateria do dia foi logo a primeira. O potiguar Jadson André e o australiano Owen Wright pegaram as melhores ondas e fizeram as maiores somatórias do Finals Day em Teahupoo. Depois de um início morno na disputa. Jadson pegou a primeira da série e tirou 7.67. No entanto, a de trás era melhor e sobrou para o australiano, que não desperdiçou a chance, ficou profundo e tirou 9.07. A resposta de Jadson não demorou. O brasileiro pegou um tubo longo, mas não tão grande – se não viria o 10. De qualquer forma, o 9.00 foi suficiente para ele assumir a liderança. Só que o filme se repetiu e, logo na sequência, Owen tirou a nota máxima: 10. Assim, fechou a conta. De qualquer forma, foi o melhor resultado de Jadson no ano e o eleva para a 29ª posição do ranking.

Mineirinho comete erro e perde para Jordy

Um erro de prioridade que não estamos acostumados a ver Mineirinho cometer, custou a bateria nas quartas de final contra Jordy Smith. Isso porque, sob a prioridade de Adriano, Jordy pegou um tubaço de 9.23. Em entrevista depois da bateria, o brasileiro admitiu o erro e disse que estava muito preocupado em competir e não conseguiu surfar bem devido a esse motivo. De qualquer maneira, foi o melhor resultado do “Capitão Nascimento” na temporada. O show de surfe apresentado no round de 32 e nas oitavas lhe dão muito crédito para o fim de 2019.

Caio Ibelli ganha importantes posições no ranking, mesmo com derrota

Caio Ibelli chegou bem antes para treinar em Teahupoo e foi recompensado. O paulista conseguiu o seu segundo melhor resultado e vai subir para a 18ª posição do ranking, que o deixa mais perto da sonhada vaga fixa no tour de 2020. A derrota foi triste, para o havaiano Seth Moniz, em uma bateria de alternâncias na liderança, mas suas performances nos rounds anteriores ficarão marcadas.

Quartas de Teahupoo

1. Jadson André (BRA) 16.67 x 19.07 Owen Wright (AUS)
2. Adriano de Souza (BRA) 8.67 x 14.06 Jordy Smith (AFS)
3. Gabriel Medina (BRA) 11.77 x 2.50 Jeremy Flores (FRA)
4. Seth Moniz (HAV) 15.60 x 12.83 Caio Ibelli (BRA)

Semifinais de Teahupoo

1. Owen Wright (AUS) 15.67 x 10.66 Jordy Smith (AFS)
2. Gabriel Medina (BRA) 11.16 x 7.43 Seth Moniz (HAV)

Final de Teahupoo

Gabriel Medina (BRA) 14.93 x 17.07 Owen Wright (AUS)

Mais em Surfe