Siga o OTD

Surfe

Yago Dora dá show aéreo e é campeão do QS de Maresias

Yago Dora é campeão do QS de Maresias com show aéreo e virando três baterias no final; Wesley Santos fica em 9º e é campeão sul-americano.

A tarde deste sábado (03) foi épico para a Praia de Maresias, que recebeu o Red Nose São Sebastião Pro, etapa de 3.000 pontos da divisão de acesso. Finais com muita emoção, praia lotada, altas ondas e um clima para lá de agradável. Este foi o cenário para o show aéreo do catarinense Yago Dora, que conquistou pela primeira vez em sua carreira um título profissional no Brasil. Com a segunda colocação ficou Jesse Mendes, seguido pelos irmãos Pupo, que perderam nas semifinais. Já Wesley Santos, que ficou com a 9ª posição, sagrou-se campeão sul-americano de 2018.

+ CONFIRA O RANKING DO QS

Yago Dora é o surfista da virada…

Yago Dora é, atualmente, o 22º colocado do ranking do CT. Ele está, exatamente, no limite da “zona de rebaixamento”. Mesmo assim, o catarinense veio tranquilo para Maresias, surfando leve e distribuindo seus famosos aéreos. Não à toa ele ganhou a primeira competição aérea da WSL (World Surf League), na França, esse ano. E, como as condições da praia paulista contribuíram, não deu outra. Foi aéreo atrás de aéreo e os juízes soltaram as notas.

Yago Dora em um aéreo no QS de Maresias 2018. Foto: Daniel Smorigo

Yago ainda deu muita emoção para o público brasileiro, virando três baterias no final. Nas semis, nas quartas e no round 3. Agora, o resultado leva Dora para a 17ª posição no ranking do QS e somente os 10 primeiros se reclassificam para o CT. No entanto, as etapas de Sunset Beach e Haleiwa, no Havaí, irão distribuir 10.000 pontos e o brasileiro pode entrar no seleto grupo.

Jesse Mendes também ganha moral

Jesse Mendes em ação no QS de Maresias 2018. Foto: Daniel Smorigo

Já Jesse Mendes, atual 29º colocado no CT, foi muito consistente durante todo o evento e só parou porque seu adversário na final estava inspirado. De qualquer forma, o surfista ganha moral para a reta final de ano. Tanto para o CT quanto para o QS, na qual ele ocupa a 33ª posição.

Wesley Santos campeão sul-americano

Wesley Santos é campeão sul-americano de 2018. Foto: Daniel Smorigo

Wesley Santos precisava terminar pelo menos na 9ª colocação para superar o peruano Alonso Correa e se sagrar campeão sul-americano de 2018. E o surfista paulista conseguiu exatamente o que precisava, com uma onda no último segundo. A festa paralisou a praia toda e foi até maior do que a do campeão do evento, Yago Dora.

“É uma emoção muito irada, pois é o primeiro título na minha carreira como profissional e ainda mais da WSL”, vibrou Wesley Santos. “Foi um ano muito longo. Eu venci a etapa da Argentina e fui para algumas etapas com ondas muito grandes que não são o meu forte, mas procurei arriscar mais e estou muito feliz. Hoje (sábado) ali na praia, depois que terminou a bateria, foi muita tensão esperando o resultado e nem me importava se eu passei ou não para as quartas, pois só queria o terceiro lugar para ganhar este título que é muito importante para a minha carreira”.

Faltou pouco para final em família

Samuel Pupo em ação no QS de Maresias 2018. Foto: Daniel Smorigo

Miguel Pupo e Samuel Pupo nunca se encontraram em um evento profissional da WSL. E dessa vez ficou no “quase”. Os dois perderam suas baterias na semifinal, mas se destacaram muito durante toda a competição. Miguel, por muito pouco, não virou a bateria em um aéreo nos últimos segundos contra Yago Dora. E Samuel parou na experiência de um inspirado Jesse Mendes na outra semi. De qualquer forma, é um bom resultado para ambos, que agora buscam a classificação para o CT no Havaí.

Round 5

1: Mateus Herdy (BRA) 16.63 x Samuel Pupo (BRA) 13.00 x Douglas Silva (BRA) 12.60 x Robson Santos (BRA) 11.87
2: Yage Araujo (BRA) 11.27 x Jesse Mendes (BRA) 10.00 x Vicente Romero (ESP) 9.93 x Nolan Rapoza (EUA) 9.73
3: Yago Dora (BRA) 14.84 x Deivid Silva (BRA) 11.83 x Tamae Bettero (BRA) 8.74 x Gabriel Farias (BRA) 4.83
4: Miguel Pupo (BRA) 11.60 x Nomme Mignot (BRA) 10.36 x Wesley Santos (BRA) 9.60 x Michael Rodrigues (BRA) 7.83

Quartas de final

1: Jessé Mendes (BRA) 13.00 x 10.33 Mateus Herdy (BRA)
2: Samuel Pupo (BRA) 13.79 x 12.34 Yagê Araujo (BRA)
3: Yago Dora (BRA) 17.43 x 14.00 Nomme Mignot (FRA)
4: Miguel Pupo (BRA) 14.14 x 13.77 Deivid Silva (BRA)

Semifinal

1: Jessé Mendes (BRA) 15.60 x 10.53 Samuel Pupo (BRA)
2: Yago Dora (BRA) 16.83 x 15.33 Miguel Pupo (BRA)

Final

Yago Dora (BRA) 13.03 x 10.83 Jesse Mendes (BRA)

Mais em Surfe