Siga o OTD

Softbol

Com Brasil na briga, Copa do Mundo feminina fica para 2023

A Copa do Mundo feminina de Softbol foi adiada para 2023 pela WBSC. A seleção brasileira garantiu vaga no ano passado vai para a competição

softbol seleção brasileira feminina Copa do Mundo 2023
(Kiyomi Guscott)

A Confederação Mundial de Beisebol e Softbol (WBSC) anunciou na segunda-feira (4) o adiamento de 2021 para 2023 da Copa do Mundo feminina de Softbol.

Ainda sem data e local definidos, a Copa do Mundo em 2023 contará com a seleção brasileira, que garantiu a classificação com a quarta posição no Pré-Olímpico disputado no Canadá, em 2019.

O adiamento dos Jogos Olímpicos para 2021, bem como a disputa dos Jogos Mundiais de Birmigham em 2022, fizeram com que a WBSC tomasse a decisão de jogar a Copa do Mundo feminina para o ano seguinte.

+ Os brasileiros bicampeões olímpicos: um feito raro

Até 2018 o torneio era chamado Campeonato Mundial de Softbol Feminino e, já com a nova nomenclatura, será disputado a cada dois anos.

Além desta competição, outros eventos importantes de softbol tiveram atualizações. A Federação Europeia, por exemplo, confirmou as datas dos torneios continentais que garantem vaga para a Copa do Mundo feminina, e também na masculina.

Segundo o comunicado, o torneio europeu masculino acontecerá entre os dias 21 e 26 de junho de 2021 na República Tcheca. Já a competição feminina será realizado na Itália, ainda sem data confirmada.

Copa masculina sub-23

A confederação também anunciou, na terça-feira (5), que a Argentina será o país sede para a primeira Copa do Mundo de Softbol sub-23 masculina de 2021.

O evento que permite a participação de jovens atletas até os 23 anos foi criado com o intuito de preencher a lacuna existente entre as competições juvenis, com jogadores até 18 anos, e os atletas profissionais de softbol.

A competição contará com a presença de 12 países que precisarão passar por seletivas continentais que ainda terão as suas regras definidas por cada confederação. A divisão dos classificados por continente ficou definida da seguinte forma: África (1); América (4); Ásia (2); Europa (2); Oceania (2); Repescagem (1).

Sede do evento, a Argentina vive um momento de altas expectativas na modalidade, já que a equipe adulta se sagrou campeã mundial no ano passado, quando venceu a competição realizada na República Tcheca. Além disso, o país sul-americano se sagrou campeão das Copas do Mundo Júnior de softbol em 2012, como país sede, e em 2014.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Atualmente os argentinos são apontados como os segundos colocados no ranking mundial masculino de softbol. A liderança atualmente pertence aos japoneses. O Brasil aparece na 45ª colocação.

Mais em Softbol