Siga o OTD

Surfe

COI aprova programa olímpico de LA-2028 e mantém skate e surfe

COI confirma 28 modalidades para Jogos de Los Angeles, mantém skate e surfe pelo apelo aos jovens e deixa futebol em alerta

LA 2028: COI aprova programa olímpico e mantém skate e surfe
Wander Roberto/Jonne Roriz/COB

O COI (Comitê Olímpico Internacional) aprovou, nesta quinta-feira (3), o programa olímpico dos Jogos de LA-2028. Durante sessão realizada em Pequim, a entidade confirmou 28 modalidades. E o destaque foi a permanência do skate, do surfe e da escala esportiva, que estrearam em Tóquio-2020.

“A proposta de inclusão desses esportes voltados para os jovens se baseia em sua significativa contribuição para o sucesso geral desses Jogos [Tóquio], seu compromisso com a inovação e a parceria expressa pelo Comitê Organizador da LA-2028, reconhecendo as raízes que cada um desses esportes tem na Califórnia”, explicou o COI.

+Sabrina Cass fica em 21º e segue na briga por vaga na final

Por outro lado, boxe, levantamento de peso e pentatlo moderno seguem de fora do programa de LA-2028. Mas ainda poderão retornar, desde que atinjam certos objetivos já estabelecidos pelo COI. Eles poderão ser incluídos na lista na sessão da entidade em 2023.

Além disso, o futebol recebeu um alerta. O COI disse que está monitorando o calendário internacional da modalidade para manter o esporte nos Jogos daqui a seis anos. Vale lembrar que FIFA tem o plano de realizar a Copa do Mundo de dois em dois anos, o que não é bem visto pela entidade olímpica.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Por fim, o COI e o Comitê Organizador da LA-2028 renovaram o compromisso de priorizar a redução do custo e da complexidade da realização dos Jogos. Isso inclui, então, uma revisão das categorias/disciplinas de cada esporte.

Mais em Surfe