Siga o OTD

Tóquio 2020

World Skate estende corrida olímpica para junho de 2021

Período qualificatório para os Jogos Olímpicos de Tóquio é estendido até o dia 29 de junho do ano que vem

World Skate park street jogos olímpicos de tóquio-2020
Corrida olímpica no skate é estendida para 2021 (World Skate/Piero Capannini)

A World Skate, entidade responsável pela organização da modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio, divulgou na sexta (15) mudanças no sistema de classificação que garantirá os atletas no Japão.

O calendário de classificação original acabou caindo em desuso após a pandemia do coronavírus adiar uma série de competições qualificatórias do skate e até os próprios Jogos Olímpicos.

Em acordo com as confederações, atletas e técnicos, a World Skate decidiu estender o período qualificatório para o dia 29 de junho de 2021. Os quatro melhores resultados durante esse período contarão para a classificação.

+Pâmela Rosa acredita em pódio triplo em Tóquio

Não haverá mudanças no sistema de pontos ou de quota, e os pontos já conquistados não sofrerão alterações.

A World Skate divulgou nesse final de semana mudanças no sistema de classificação da modalidade para os Jogos Olímpicos de Tóquio
World Skate estende período classificatório para Tóquio até 29 de junho (divulgação/World Skate)

As propostas ainda tem de ser aprovadas pelo dirigentes executivos do Comitê Olímpico Internacional (COI) antes de serem implementadas.

A World Skate deixou aberta a possibilidade de realizar campeonatos mundiais em 2020 e 2021. Por causa da pandemia, a entidade suspendeu grandes eventos que seriam definitivos para a corrida olímpica, nas duas modalidades, Park e Street.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Estão suspensos o Mundial de Park, em Nanjing, na China, que seria realizado de 26 a 31 de maio; o Mundial de Street, em Londres, na Inglaterra, de 19 a 24 de maio; e também da ARK League, evento de Street 5 estrelas, que seria realizado em Samukawa, no Japão, de 22 a 26 de abril.

Corrida Olímpica

Pela primeira vez na história, teremos campeões olímpicos no skate. As disputas estarão dividas entre o Street e o Park, ambos nos dois naipes, totalizando quatro eventos, com 20 atletas em cada.

Antes da pandemia, as 80 vagas seriam definidas de duas formas. Os três primeiros colocados dos mundiais de Street e de Park, em cada gênero, garantiriam as vagas, somando 12 classificados.

O Japão tem uma vaga em cada evento dos quatro eventos do skate. Sendo assim, as outras 64 vagas (16 por evento) viriam via ranking mundial. O máximo é de 12 atletas por país, três em cada evento.

Pelos rankings atuais, o Brasil levaria o número máximo, 12 atletas.

Mais em Tóquio 2020