Siga o OTD

Skate

Pedro Barros vê ‘cultura do skate’ como meta para Tóquio 2020

Aposta do Brasil na Olimpíada, skatista acredita que evento pode acabar com preconceitos que pairam acerca do esporte

Vans Park Series skate adiamento pedro barros skate park
(Crédito: Teddy Morellec/Red Bull Content Pool)

Estreante nos Jogos Olímpicos, o skate já chega como uma das esperanças de medalha ao Brasil. Mas, os resultados expressivos de nomes como Letícia Bufoni, Yndiara Asp e Pedro Barros em competições mundo afora não fazem com que a medalha de ouro seja o único foco dos participantes. A exato um ano da abertura do evento em Tóquio, os skatistas querem mesmo é levar a bandeira da cultura do skate para quebrar paradigmas e elevar o patamar da prancha sobre rodinhas pelos continentes.

“O que eu espero é que essa plataforma possa dar uma visibilidade muito maior para o skate entre a grande massa. Hoje, o skate já é o segundo esporte mais praticado no Brasil, mas seguimos com uma estrutura muito precária. Temos poucas pistas, pouco suporte ao skatista e preconceito entre as pessoas que não conhecem ou sabem o que é o skate! Então, o que realmente espero é uma evolução nesse aspecto”, afirma Pedro Barros.

Vencedor, nos últimos dois anos, do Prêmio Brasil Olímpico no skate, o catarinense coleciona diversos títulos mundiais e é a grande esperança do País para subir ao local mais alto do pódio na modalidade street. Mesmo com esse peso e os resultados importantes, seu foco está em disseminar os pilares da cultura do esporte.

“Eu acredito que essa é mais uma competição. A medalha é algo que iria demonstrar quem levou a melhor naquele dia, mas acho que o mais importante, ao longo desse período olímpico, é a caminhada toda, a imagem que será passada para milhões de pessoas que ainda não conhecem o skate. Para mim, é muito maior que só um esporte. É muito maior do que uma competição possa definir”, analisa, antes de acrescentar.

“Acredito que se levantarmos a bandeira do skate, da forma que deva ser levantada, respeitando e valorizando a arquitetura verdadeira desse estilo de vida, que hoje é visto também como esporte, com mensagens positivas e passando nossos valores, como união, respeito, amor e perseverança, nós temos muito a somar ao esporte. E, quando somarmos, isso voltará de alguma forma”, completa.

De acordo com os critérios olímpicos, o Brasil poderá ter até 12 skatistas representando o País em Tóquio, divididos nas categorias street (feminino e masculino) e park (feminino e masculino), sendo três o limite de participantes do mesmo sexo dentro de uma modalidade. Já a definição dos nomes dependerá dos resultados obtidos ao longo da janela classificatória.

Mais em Skate