Siga o OTD

Site do Handebol

Brasileiros encerram participação na Liga Espanhola

Além do campeão Thiagus Petrus, outros atletas do país tiveram destaque na temporada da Asobal

Thiagus Petrus, do Barcelona, errou na cobrança de pênaltis da semifinal da Champions League de handebol
Foto: Divulgação Barça Lassa

A 30ª rodada da Liga Espanhola Masculina de Handebol (Asobal) marcou, neste sábado, o encerramento da temporada na competição. Entre as cinco melhores equipes na classificação final, quatro possuem brasileiros no elenco.

O Barcelona, do armador-esquerdo Thiagus Petrus, foi o campeão. A equipe conquistou 29 vitórias e um empate durante o torneio. É o 26º título espanhol do Barça, sendo o nono de forma consecutiva.

Na segunda posição, com 21 vitórias, três empates e seis derrotas, ficou o Bidasoa Irún, do goleiro brasileiro Rangel da Rosa. Em terceiro lugar terminou o Logroño La Rioja, que não possui brasileiro no elenco. Por fim, com a quarta posição – e a última vaga na EHF Cup da próxima temporada – ficou o Ademar León, do armador-central Acácio.

O BM Granollers, do goleiro César Bombom, terminou na quinta posição.

Desempenho dos brasileiros

Campeão com o Barcelona, o armador-esquerdo Thiagus Petrus participou de todas as 30 partidas na campanha do título. Especialista em defesa, o brasileiro de 30 anos anotou 19 gols na competição.

Um dos maiores destaques brasileiros no torneio foi o armador-esquerdo Leonardo Dutra, do Liberbank Cuenca. O jogador passou mais da metade da temporada como artilheiro da Liga Espanhola, antes de sofrer, no início de maio, uma lesão no menisco esquerdo. Dutra encerrou a participação na temporada da competição com 167 gols em 24 partidas, ocupando o terceiro lugar na artilharia final e com a segunda melhor marca de gols por jogo no torneio.

Ainda no Liberbank Cuenca, o também armador-esquerdo Thiago Ponciano anotou 103 gols nas 30 partidas que disputou. Ponciano e Dutra foram os dois unicos brasileiros que ultrapassaram a marca de 100 gols na temporada da Asobal.

Quarto colocado com o Ademar Leóm, Acácio terminou a temporada com 75 gols em 28 jogos.

Entre os goleiros, três brasileiros tiveram aproveitamentos gerais próximos. Vice-campeão, Rangel da Rosa defendeu 179 de 521 arremessos (34,36%), enquanto Leonardo Tercariol, do BM Benidorm, fez 283 defesas em 851 arremessos (33,25%). Por fim, César Bombom – que jogará a próxima temporada na Liga Francesa – defendeu 232 bolas em 693 arremessos (33,48%).

Rodrigo Huk, 24 anos, é um jornalista que pratica e acompanha o handebol desde a infância. No Site do Handebol, visa trazer notícias, entrevistas e debates sobre o esporte no Brasil e no mundo.

Mais em Site do Handebol