Siga o OTD

Site do Handebol

Sorteio determina duelo de brasileiros na semi da Champions

Barcelona, de Thiagus Petrus, enfrentará o Vardar, de Rogério, no final four da Champions League Masculina de Handebol

Divulgação Barcelona

A Federação Europeia de Handebol (EHF) sorteou, nesta terça-feira, os jogos do final four da Champions League Masculina de Handebol. As bolinhas colocaram frente a frente os times dos dois brasileiros nas semifinais: Barcelona, do armador-esquerdo Thiagus Petrus, contra o Vardar, do pivô Rogério Moraes.

No outro jogo semifinal, o Telekom Veszprem enfrenta o Vive Kielce. O final four acontece entre os dias 1 e 2 de junho, na cidade alemã de Colônia.

Adversários já conhecidos

Todas as quatro equipes semifinalistas estavam no mesmo grupo da primeira fase na atual temporada da Champions League. Na ocasião, o Barcelona venceu o Vardar duas vezes: 30 a 26 na Macedônia e 34 a 26 na Espanha.

Já o Telekom Veszprem obteve duas vitórias apertadas contra o Vive Kielce: 29 a 27 na Hungria e 36 a 35 na Polônia.

No grupo A, o Barcelona foi o primeiro colocado, com 24 pontos, seguido por Telekom Veszprem (20), Vardar (19) e Vive Kielce (14). Em seguida, as quatro equipes obtiveram êxito nas oitavas e quartas de finais.

O Barcelona chega ao final four com a melhor campanha: 14 vitórias e apenas duas derrotas na competição até o momento. Uma das derrotas, no entanto, ocorreu para o Telekom Veszprem, um dos adversários presentes no final four.

O Veszprem, inclusive, é o dono da segunda melhor campanha entre os semifinalistas: 14 vitórias e quatro derrotas. O Vardar acumula 12 vitórias, um empate e cinco derrotas.

O Vive Kielce chega com nove vitórias, um empate e oito derrotas na competição, sendo o time de pior campanha. No entanto, a equipe polonesa provou o valor ao eliminar o favorito Paris Saint-Germain nas quartas de finais.

Rogério pioneiro

Na temporada 2016/17, Rogério Moraes foi o primeiro brasileiro a conquistar a Champions League Masculina de Handebol. Na ocasião, também foi o primeiro – e único – título do Vardar na história do torneio. Em Colônia, será a terceira participação seguida da equipe no final four.

Outro brasileiro em condições de levantar a taça é Thiagus Petrus, armador-esquerdo do Barcelona. A equipe é a favorita ao título da atual temporada e possui uma camisa pesada. Ao todo, o Barça já venceu nove vezes a Champions League de Handebol.

O Kielce levantou o troféu da Champions uma vez, em 2016, enquanto o Veszprem acumula três vice-campeonatos, mas sem nunca ter chegado ao degrau mais alto do pódio.

No dia 1º de junho, Telekom Veszprem e Vive Kielce se enfrentam a partir das 10h15, enquanto Barcelona e Vardar jogam às 13h. A final será no domingo, dia 2, a partir das 13h.

Rodrigo Huk, 24 anos, é um jornalista que pratica e acompanha o handebol desde a infância. No Site do Handebol, visa trazer notícias, entrevistas e debates sobre o esporte no Brasil e no mundo.

Mais em Site do Handebol