Siga o OTD

Site do Handebol

Ana Paula fala sobre retorno às quadras após período lesionada

Dez meses depois de romper o tendão de aquiles, atleta disse estar feliz por voltar a jogar e expressou as expectativas para o restante da temporada

Divulgação Rostov-Don

Foram 10 meses afastada das quadras. Nesta semana, finalmente, Ana Paula Rodrigues voltou a treinar com a equipe do Rostov-Don, na Rússia. A atleta falou com o Olimpíada Todo Dia sobre o sentimento de voltar a atuar e os próximos desafios na temporada.

O intervalo forçado ocorreu por conta de uma lesão no tendão de aquiles da perna direita, durante o confronto entre Rostov-Don e Vardar, válido pelo final four da Champions League, no dia 12 de maio de 2018.

Ao todo, foram duas cirurgias até a recuperação chegar nos estágios finais. Na última segunda-feira, a brasileira treinou pela primeira vez junto com o restante da equipe após o hiato.

“É muito bom estar de volta. Estou muito feliz por poder fazer o que amo. Espero poder ajudar o meu time de alguma forma”, disse Ana Paula ao OTD. “Temos o final four da Copa [da Rússia] neste final de semana. É muito provável que me deem alguns minutos em quadra em um desses jogos”, revelou a armadora-central, dando pistas sobre quando pode ser seu retorno em jogos oficiais.

Momento decisivo na temporada

Ana Paula volta ao Rostov-Don justamente em um período de definições nas principais competições do ano, com a reta final da Liga Russa, Copa da Rússia e Champions League.

“Todos sabem que é difícil ter ritmo de jogo depois de tanto tempo fora. Mas para mim é positivo, sim, porque estou disposta a ajudar de alguma forma. Se não for jogando, será treinando, ou do lado de fora. No que eu puder ajudar, estarei disposta”, afirmou a atleta.

O Rostov-Don fechou a primeira fase da Liga Russa com 20 vitórias em 20 jogos e avançou aos playoffs na primeira posição. No final four da Copa da Rússia, o Rostov-Don enfrentará o Zvenigorod na semifinal. Caso avance, enfrenta Lada Togliatti ou Astrahanochka na decisão.

Na Champions League o adversário das quartas de finais será o FTC, da Hungria. Os jogos ocorrem nos dias 7 e 13 de abril. Caso avance, será o segundo ano seguido em que o Rostov-Don estará no final four.

“Acho que todos os confrontos serão difíceis, o nosso não será diferente. O FTC é uma equipe muito boa e que vem jogando junto há muito tempo. Mas, com certeza, vamos nos preparar para esse confronto e tentar sair com a vitória”, comentou Ana Paula.

Um passo de cada vez

Um dos principais nomes da seleção brasileira na década, Ana Paula ainda aborda com cautela a possibilidade de disputar os Jogos Pan-Americanos, no final de julho.

“Ainda não cheguei a pensar nisso. Julho está tão longe, né?”, disse a atleta. “O mais importante agora é pensar no final da minha recuperação, pensar em estar bem fisicamente e ganhar ritmo de jogo. Acho que estar ou não na seleção será consequência de como estarei até lá, mesmo porque todas trabalham para ter um lugarzinho lá. Então vai depender de como estarei, porque claro que o técnico tem que escolher quem está melhor. Ninguém tem lugar garantido”.

Rodrigo Huk, 24 anos, é um jornalista que pratica e acompanha o handebol desde a infância. No Site do Handebol, visa trazer notícias, entrevistas e debates sobre o esporte no Brasil e no mundo.

Mais em Site do Handebol