Siga o OTD

Rúgbi

Líderes em campo na série B do Campeonato Paulista de rugby

Campeonato paulista retorna com a abertura da segunda rodada e três equipes tentando a mais uma vitória na competição

Mackenzistas venceram o único confronto contra o São Bento (Daniel Venturole/ Portal do Rugby)

São Paulo – A Série B do Campeonato Paulista de Rugby retorna nesse fim de semana com a abertura da segunda rodada e três equipes tentando a mais uma vitória na competição.

Os engenheiros do Mackenzie abrem a rodada, recebendo o São Bento na Arena Paulista. Depois de uma estreia difícil mas vitoriosa diante do Urutu, a equipe tenta mais uma vez mostrar a combinação de ataque poderoso e defesa sólida, que marcou sua estreia na divisão ano passado.

O São Bento por sua vez, entra na segunda rodada com cara de estreia, uma vez que a partida de abertura contra o Lechuza não foi concluída e deverá ser retomada em data oportuna após acordo com os dois times.

Os comandados de Valter Sugarava apostam na experiência da equipe, que entra em seu quarto ano na série B, para quebrar um incômodo tabu. Não vence na Arena Paulista desde junho de 2018, enquanto seu rival perdeu apenas uma vez desde que voltou a disputar campeonatos oficiais na categoria principal, em 2016. No único confronto entre as equipes, vitória mackenzista por 69 a 0, quase um ano atrás.

Na sequência, o mesmo palco recebe o confronto entre Rio Branco e o Urutu, duelo inédito que coloca frente a frente vitoriosos e derrotados na estreia.

Os Pelicanos começaram o ano com o pé direito e mostraram intensidade do início ao fim, mesmo passando por dificuldades no primeiro tempo contra o ABC. Dessa vez, a promessa é de um confronto ainda mais equilibrado contra as Cobras que já mostraram ter poder de reação e aguentar um jogo mais físico e também tem alternativas no ataque, com o tryman Jadson deixando sua marca em duas oportunidades, mas pode render ainda mais se aproveitar chances de penais com Ítalo, um dos melhores chutadores da divisão.

No domingo, o Lechuza recebe o Piratas fechando a rodada em Sorocaba revivendo uma velha rivalidade que ficou perdida nos tempos da extinta LIPAR (Liga do Interior Paulista de Rugby), onde os Corujas venceram em duas oportunidades (2010 e 2012). Muito mudou desde então e hoje o Piratas é a equipe mais experiente, vindo de uma boa vitória na estreia contra o Tucanos, mas a falta de atenção no segundo tempo quase custou a partida para o clube de Americana, que já acostumou com jogos sofridos.

Essa inclusive é uma realidade para a torcida dos dois lados, especialmente quando o Lechuza joga em seus domínios. Se o fator casa é uma vantagem para os Corujas, que venceram seis dos sete jogos que realizaram em seus domínios no último ano, nada menos que quatro deles foi por margem de 4 pontos ou menos, motivo de sobra para a torcida do Piratas sonhar com a vitória, especialmente por contar com o artilheiro da competição até aqui, João Correa, com 15 pontos.

Campeonato Paulista Série B – Semana 3
Dia 13/04/2019 às 12h – Eng. Mackenzie X São Bento
Árbitro: Guilherme Zaparoli
Auxiliares de linha: Roger Santesso e Luiz Dantas
4º árbitro: Mariana Marques
Local: Arena Paulista de Rugby – São Paulo, SP

Dia 13/04/2019 às 15h – Rio Branco X Urutu
Árbitro: Renato Scalércio
Auxiliares de linha: Roger Santesso e Guilherme Queiroz
4º árbitro: Ryanne de Souza
Local: Arena Paulista de Rugby – São Paulo, SP

Dia 14/04/2019 às 15h – Lechuza X Piratas
Árbitro: Victor Hugo Barboza
Auxiliares de linha: Ricardo Marzano e Marcela Coffacci
4º árbitro: Bárbara Martins
Local: Campo da Estrada de Ferro Sorocabana – Sorocaba, SP

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Rúgbi