Siga o OTD

Rosario 2022

Com campanha invicta, Brasil é ouro no rúgbi feminino

Yarinhas, equipe brasileira de rúgbi sevens, venceram a Argentina de virada e faturaram o título dos Jogos Sul-Americanos da Juventude

Yarinhas, equipe feminina do Brasil de rúgbi sevens, no pódio de Rosario 2022
Yarinhas com a medalha de ouro no pódio (Foto: Ricardo Bufolin)

A seleção brasileira feminina de rúgbi sevens fez uma campanha impecável e conquistou, de forma invicta, a medalha de ouro em sua primeira participação nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, em Rosario 2022. Na final, neste domingo (01º), o Brasil venceram de virada a Argentina por 21 a 10, impondo um jogo de forte defesa e alta velocidade.

+ Rosario 2022: Brasil é bronze no basquete 3×3 feminino

Em sua campanha, o Brasil fez seis jogos e venceu todos com larga vantagem. Foram 235 pontos e apenas 22 sofridos. Os únicos dois confrontos em que as Yarinhas cederam pontos foram contra a Argentina: na primeira fase, com placar de 26 a 12, e na final, em 21 a 10. A decisão, aliás, mostrou o poder de recuperação das brasileiras, que saíram perdendo por dez pontos e anotaram a virada.

“Foi surreal, manter o controle emocional, reunir a força coletiva e com disciplina seguir as orientações técnicas para lutar até o final. O resultado foi esse ouro inédito para nosso país! Sou grata à CBRu e a todas as meninas que estão comigo nesse projeto incrível das Yarinhas em busca de um lugar ao sol no rugby profissional feminino”, disse Mariely Faria Moreira, jogadora da equipe brasileira.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Os Jogos Sul-Americanos da Juventude de Rosario 2022 reúnem cerca de 2.500 atletas de até 18 anos de idade. Ao todo, 15 países estão na disputa, mas apenas cinco participaram do rúgbi sevens feminino. O Brasil não competiu no masculino. Com o ouro conquistado, o Brasil já tem 38 ouros, 27 pratas e 24 bronzes, totalizando 89 pódios em Rosario 2022.

Mais em Rosario 2022