Siga o OTD

Remo

André Richer, ex-presidente do COB, falece no Rio

Divulgação

Atleta de remo, André Richer dirigiu o COB entre 1990 e 1995. A causa da morte do cartola não foi divulgada. Comitê decreta luto oficial de três dias.

Ex-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), André Gustavo Richer faleceu nesta quarta-feira, dia 11, no  Rio de Janeiro. Em respeito, a entidade decretou luto oficial de de três dias e terá sua bandeira hasteada a meio-mastro durante o período. A causa da morte não foi divulgada.

No COB, André Richer atuou em diversas áreas desde que ingressou na entidade, em 1975: foi diretor jurídico, diretor técnico e Chefe de Missão nos Jogos Olímpico Moscou 1980, Los Angeles 1984 e Seul 1988. Ele assumiu a vice-presidência do COB após a morte de Jeronymo Bastos. Foi o presidente da entidade entre 1990 e 1995. Ao fim do período, retornou ao posto de vice-presidente, cargo ocupado também no Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007.

“Richer teve uma vida inteiramente dedicada ao esporte. Líder nato desde os tempos de atleta olímpico, dedicou seu tempo e enorme energia ao desenvolvimento do esporte brasileiro, assumindo cargos de chefia tanto na CBF quanto no COB. O esporte brasileiro perde um dos seus mais importantes colaboradores”, afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley.

Em sua trajetória como atleta, André Richer, mineiro de Visconde do Rio Branco, colecionou títulos: campeão carioca, brasileiro e sul-americano de remo. Participou também dos Jogos Olímpicos Melbourne 1956 e dos Jogos Pan-americanos de Chicago 1959, sempre defendendo as cores da Seleção Brasileira e do Flamengo.

A fidelidade ao clube de coração o levou à presidência do Flamengo entre 1969 e 1973, experiência que o credenciou a ser diretor da Confederação Brasileira de Futebol entre 1975 e 1986.

Mais em Remo