Siga o OTD

Política

Transição de Lula tem medalhistas olímpicos e paralímpicos

Grupo de transição do Esporte conta com nove nomes, incluindo Ana Moser, Marta Sobral, Verônica Hipólito e Raí

Verônica Hipólito grupo de transição do Esporte
Verônica Hipólito no Parapan de 2019 (Foto: Flavio Florido)

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), anunciou nesta segunda-feira (14) os integrantes do grupo de Esporte do gabinete de transição da Presidência da República do governo Lula. A lista conta com nove nomes, que incluem as medalhistas olímpicas Ana Moser (vôlei) e Marta Sobral (basquete), o campeão mundial de futebol Raí e os medalhista paralímpicos Verônica Hipólito (atletismo) e Mizael Conrado (futebol de cegos). Medalhista de prata no vôlei nos Jogos Pan-Americanos de 1979 no vôlei, Isabel Salgado, mãe dos aletas de vôlei de praia Carol, Pedro e Maria Clara Solberg, também faz parte do time.

+ Mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 são anunciadas

O grupo do Esporte tem a liderança de Edinho Silva (PT), prefeito de Araraquara. Ele é apontado como candidato a ser o ministro do Esporte no Governo Lula. Vale destacar que este ministério deixou de existir durante o comando de Jair Bolsonaro (PL), passando a ser uma secretaria do Ministério da Cidadania. Com Lula (PT), a tendência é que a pasta volte a ter um ministério próprio.

A lista dos membros do grupo de transição do governo Lula conta principalmente com cinco ex-atletas: Ana Moser, medalhista olímpica do vôlei; Isabel Salgado, que competiu no vôlei e no vôlei de praia; Marta Sobral, campeã mundial e medalhista olímpica do basquete; Raí, tetracampeão mundial de futebol; e Mizael Conrado, bicampeão paralímpico de futebol de cegos e hoje presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O grupo de Esporte ainda conta com uma atleta em atividade: Verônica Hipólito, que foi medalhista nos Jogos Rio-2016. Ela vai compor a equipe enquanto se prepara para voltar a competir no próximo mês. Completam a lista três políticos: Edinho Silva (PT), prefeito de Araraquara; José Luís Ferrarezi, ex-vereador de São Bernardo do Campo; e Nádia Campeão, ex-vice prefeita de São Paulo.

Mais em Política