Siga o OTD

Judô

Sarah Menezes conquista medalha de bronze em Montreal

É a segunda seguida nos 52kg, A outra também foi de bronze, no Campeonato Pan-Americano, em Lima

Sarah Menezes bronze no Grand Prix de Montreal
FIJ/arquivo

A brasileira Sarah Menezes ficou com a medalha de bronze na edição de estreia do Grand Prix de Montreal, no Canadá, nesta sexta (5). Foi o segundo pódio seguido dela nos 52kg, categoria na qual voltou a lutar desde o início do ano. Além dela, Eric Takabatake também disputou o bronze, mas acabou perdendo.

Michael Marcelino (66kg), Gabriela Chibana (48kg) e Felipe Kitadai (60kg) foram os outros  brasileiros que lutaram nesta sexta-feira, primeiro dia do Grand Prix de Montreal, mas não passaram pelo primeiro duelo.

No sábado lutam Eduardo Katsuhiro (73kg), Alex Pombo (73kg), Eduardo Yudy (81kg), Tiago Pinho (81kg), Aléxia Castilhos (63kg), Mariana Silva (63kg) e Amanda Oliveira (70kg). E no domingo, último dia da competição, tem Samanta Soares (78kg), Rafael Macedo (90kg), Eduardo Bettoni (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e David Moura (+100kg).

Destaque também para a presença do francês Teddy Rinner, invicto há mais de dez anos que não luta há um bom tempo. É do +100kg, categoria do David Moura. Eles só se enfrentam se chegarem na final.

Sarah Menezes medalha de bronze no Grand Prix de Montreal

Sarah Menezes, campeã olímpica em Londres 2012 nos 48kg, ganhou a primeira luta no Grand Prix de Montreal com dois waza-aris, e consequente ippon, sobre Alaine Abuan, dos Estados Unidos  (veja abaixo).

Depois ela perdeu as quartas de final para a jovem israelense Gefen Primo, vice-campeã mundial júnior no ano passado e que acabou sendo a campeã do Grand Prix de Montreal.

Na repescagem, Sarah Menezes venceu a canadense Guica Ecaterina e, na disputa da medalha de bronze, venceu por waza-ari a turca Irem Korkmaz.

Eric Takabatake ganhou as duas primeiras nos 60kg e chegou na semifinal. Lá encontrou o japonês Naohisa Takato, atual bicampeão mundial, título que já havia ganhando em 2013. O brasileiro caiu e foi para a disputa da medalha de bronze contra Adonis Diaz, dos Estados Unidos.

Takabatake tomou um waza-ari de Diaz no começo da luta e, mesmo conseguindo boas entradas, não encaixou a pontuação. Sai em quinto lugar do Grand Prix de Montreal.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô