Siga o OTD

Pan 2019

Após dominar primeiro dia, Brasil ‘some’ do pódio em Lima

No segundo dia do Campeonato Pan Americano de Judô, só Maria Portela e Eduardo Yudy, dos cinco particpantes, conquistaram medalhas

Maria Portela perdeu o ouro nos últimos instantes da final

Depois de tomar conta do pódio no primeiro dia do Campeonato Pan-Americano de Judô, que está sendo disputado em Lima, no Peru, o Brasil ‘sumiu’ das primeiras colocações no segundo dia de competições. O torneio faz parte da corrida para os Jogos Pan-Americanos que também serão na capital peruana.

Nesta sexta-feira (26), só Maria Portela, dos cinco brasileiros que lutaram, chegou à final. Perdeu para a portoriquenha Maria Perez. A vice campeão mundial de 2017 conseguiu um ippon nos instantes finais da decisão.

Eduardo Yudy ganhou as duas primeiras lutas e chegou na semifinal, onde parou no então campeão Pan-Americano de Judô, o canadense Antonie Valois-Foprtier, que um pouco mais tarde se sagraria bicampeão. Na disputa pelo bronze, derrotou o venezuelano Noel Pena.

E foi só. Alexia Castilhos chegou a lutar pelo bronze, depois de perder nas quartas para Hannah Martin, dos Estados Unidos, e se recuperar na repescagem com uma vitória sobre a mexicana Prisca Alcaraz. Perdeu a medalha para Estefania Garcia, campeã do torneio em 2017.

Nos 73 quilos os piores resultados até aqui. David Lima chegou até a repescagem. Nas quartas ele perdeu para o canadense Arthur Margelidon, vice-campeão do Masters do ano passado, e não se recuperou contra o peruano Alosno Wong. Lincon Neves perdeu na segunda rodada, para o então campeão do torneio, o candadense Antonie Bouchard. Hoje Bouchard ficou com o bronze.

No primeiro dia do Campeonato Pan Americano de judô, os seis judocas brasileiros que lutaram foram ao pódio. O saldo foi de dois ouros, três pratas e um bronze.

No sábado (27) vem Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Beatriz Souza (+78kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Silva “Baby” (+100kg) e David Moura (+100kg).

Fechando a programação, no domingo (29), os países voltam ao tatame para as disputas por equipes mistas.

Caminho dos Jogos Pan Americanos

O campeonato distribui pontos para o ranking pan-americano, critério de classificação para os Jogos Pan Americanos, que também serão disputados em Lima. Os campeões somam 500 pontos. Além dele, haverá também a Copa Pan-Americana, na Cidade do Panamá nos dias 22 e 23 de maio, que dará até 200 pontos no mesmo ranking.

Os nove melhores de cada categoria de peso na listagem continental após a Copa Pan-Americana classificam-se para os Jogos de Lima 2019.

Vale dizer que o Campeonato Pan-Americano também pode entrar como o sexto ponto no ranking mundial, base dos critérios para o Mundial de Tóquio deste ano e também para os Jogos Olímpicos do ano que vem.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pan 2019