Siga o OTD

Pan 2019

Após dominar primeiro dia, Brasil ‘some’ do pódio em Lima

No segundo dia do Campeonato Pan Americano de Judô, só Maria Portela e Eduardo Yudy, dos cinco particpantes, conquistaram medalhas

Maria Portela perdeu o ouro nos últimos instantes da final

Depois de tomar conta do pódio no primeiro dia do Campeonato Pan-Americano de Judô, que está sendo disputado em Lima, no Peru, o Brasil ‘sumiu’ das primeiras colocações no segundo dia de competições. O torneio faz parte da corrida para os Jogos Pan-Americanos que também serão na capital peruana.

Nesta sexta-feira (26), só Maria Portela, dos cinco brasileiros que lutaram, chegou à final. Perdeu para a portoriquenha Maria Perez. A vice campeão mundial de 2017 conseguiu um ippon nos instantes finais da decisão.

Eduardo Yudy ganhou as duas primeiras lutas e chegou na semifinal, onde parou no então campeão Pan-Americano de Judô, o canadense Antonie Valois-Foprtier, que um pouco mais tarde se sagraria bicampeão. Na disputa pelo bronze, derrotou o venezuelano Noel Pena.

E foi só. Alexia Castilhos chegou a lutar pelo bronze, depois de perder nas quartas para Hannah Martin, dos Estados Unidos, e se recuperar na repescagem com uma vitória sobre a mexicana Prisca Alcaraz. Perdeu a medalha para Estefania Garcia, campeã do torneio em 2017.

Nos 73 quilos os piores resultados até aqui. David Lima chegou até a repescagem. Nas quartas ele perdeu para o canadense Arthur Margelidon, vice-campeão do Masters do ano passado, e não se recuperou contra o peruano Alosno Wong. Lincon Neves perdeu na segunda rodada, para o então campeão do torneio, o candadense Antonie Bouchard. Hoje Bouchard ficou com o bronze.

No primeiro dia do Campeonato Pan Americano de judô, os seis judocas brasileiros que lutaram foram ao pódio. O saldo foi de dois ouros, três pratas e um bronze.

No sábado (27) vem Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Beatriz Souza (+78kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Silva “Baby” (+100kg) e David Moura (+100kg).

Fechando a programação, no domingo (29), os países voltam ao tatame para as disputas por equipes mistas.

Caminho dos Jogos Pan Americanos

O campeonato distribui pontos para o ranking pan-americano, critério de classificação para os Jogos Pan Americanos, que também serão disputados em Lima. Os campeões somam 500 pontos. Além dele, haverá também a Copa Pan-Americana, na Cidade do Panamá nos dias 22 e 23 de maio, que dará até 200 pontos no mesmo ranking.

Os nove melhores de cada categoria de peso na listagem continental após a Copa Pan-Americana classificam-se para os Jogos de Lima 2019.

Vale dizer que o Campeonato Pan-Americano também pode entrar como o sexto ponto no ranking mundial, base dos critérios para o Mundial de Tóquio deste ano e também para os Jogos Olímpicos do ano que vem.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Pan 2019