Siga o OTD

Pequim 2022

Brasil é oitavo no revezamento misto do paraesqui cross-country

Brasil encerra revezamento misto do paraesqui cross-country na oitava posição e se despede dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022

Robelson Lula Paraesqui Cross-Country Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022
Robelson Lula foi um dos destaques da despedida do Brasil na prova de revezamento misto no paraesqui cross-country (Ale Cabral/CPB)

O Brasil encerrou sua participação nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022 com uma oitava colocação. O resultado foi obtido na prova de revezamento misto 4×2,5km do paraesqui cross-country. A disputa foi realizada no fim de noite do sábado, 12 de março, no horário brasileiro.

A prova abre o último dia de eventos da competição. O conjunto brasileiro terminou na oitava (e última) colocação com o tempo fatorado de 34min10seg8. Robelson Lula, Cristian Ribera, Aline Rocha e Guilherme Rocha representaram o país na prova.

+ Guia dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Agenda dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Todas as notícias sobre Pequim 2022

+ Quadro de Medalhas de Pequim 2022

A equipe até começou com um ritmo forte em sua última participação no paraesqui cross-country. Na primeira passagem, de Robelson para Cristian, o Brasil estava na quinta posição. Entretanto, encontrou dificuldades ao longo da prova. Cristian passou em sétimo para Aline, que entregou em oitavo para Guilherme.

No revezamento misto, homens e mulheres de diferentes deficiências competem juntos. Porém, como o Brasil só tinha atletas da categoria sitting (deficiência nos membros inferiores), precisou de autorização para competir. Assim, no segundo e no quarto trechos, os brasileiros tiveram que fazer um percurso dedicado para quem esquia de pé, com mais subidas.

Estados Unidos vence revezamento misto no paraesqui cross-country

O domínio chinês na modalidade ao longo da última semana não se traduziu em título paralímpico no revezamento misto. A China teve que se contentar com a medalha de prata ao ser superada pela equipe dos Estados Unidos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A vitória estadunidense foi confirmada apenas no último trecho. Jake Adicoff, da categoria visually impaired, iniciou sua prova na quarta posição. Contudo, conseguiu impor um ritmo forte e tirou uma diferença de mais de trinta segundos para conquistar mais um ouro para o país no paraesqui cross-country.

A equipe chinesa ficou na segunda posição, 26 segundos atrás dos Estados Unidos. Já o Canadá manteve-se entre os três primeiros desde o início do revezamento e garantiu o bronze. Já a Ucrânia, que iniciou o último trecho na liderança, ficou fora do pódio ao terminar na quarta posição.

Ucrânia vence revezamento aberto

Se os Estados Unidos ganharam o ouro no revezamento misto, a Ucrânia foi a grande campeã do revezamento aberto 4×2,5km. Nessa modalidade, o país pode montar sua equipe sem a exigência de gênero e de classificações.

Os ucranianos completaram o percurso em 28min05seg3, ganhando o segundo ouro no paraesqui cross-country em Pequim 2022. A França terminou no segundo lugar, 25 segundos atrás. Já a Noruega foi a terceira colocada. A China ficou na quarta posição, fora do pódio.

Mais em Pequim 2022