Siga o OTD

Pequim 2022

China conquista primeiros ouros no paraesqui alpino

No segundo dia do Paraesqui alpino, a China conquista suas primeiras medalhas de ouro no esporte nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022

Zhang Mengqiu China Paraesqui alpino Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022
Zhang Mengqiu conquistou o primeiro ouro da China no paraesqui alpino nos Jogos Paralímpicos de Inverno (Getty Images)

A delegação chinesa segue surpreendendo nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022. Depois de fazer a melhor campanha da história logo no primeiro dia e ganhar os primeiros ouros no parabiatlo e paraesqui cross-country, o país repetiu o feito no paraesqui alpino no segundo dia de competições, na madrugada do dia 6 de março no horário brasileiro.

Os atletas chineses conquistaram dois dos seis ouros em disputa no Super G. Curiosamente, ambos na categoria Standing (para amputados nos membros superiores). Zhang Mengqiu foi a mais rápida entre as mulheres com 1min13seg54. Marie Bochet, da França, ficou com a medalha de prata, e a canadense Alana Ramsay foi bronze.

+ Guia dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Agenda dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Todas as notícias sobre Pequim 2022

+ Quadro de Medalhas de Pequim 2022

Na disputa masculina, Liang Jingyi foi o campeão olímpico na categoria no paraesqui alpino com o tempo fatorado de 1min09seg11. Ele ficou 24 centésimos à frente do austríaco Markus Salcher, medalhista de prata. Alexis Guimond, do Canadá, completou o pódio.

A China nunca tinha conquistado uma medalha sequer nesse esporte na história dos Jogos Paralímpicos de Inverno. Agora, em Pequim 2022, já são sete em 12 disputas realizadas. O melhor desempenho é das mulheres, responsáveis por seis dos sete pódios chineses.

Momoka Muraoka ganha segundo ouro no paraesqui alpino feminino

A japonesa Momoka Muraoka, 25 anos, desponta como grande atração na modalidade. Depois de ganhar o ouro no downhill na categoria sitting, ela foi a mais rápida também no Super G. Com o tempo de 1min23seg73, ficou à frente da alemã Anna-Lena Forster, segunda, e da chinesa Zhang Wenjing, terceira.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Em 2018, Muraoka já tinha conquistado medalhas em todas as provas do paraesqui alpino, mas somente uma de ouro. Em Pequim 2022, já são dois títulos em duas provas, superando suas principais rivais. Nesse ritmo, ela pode repetir o feito de Henrieta Farkašová, da Eslováquia, dona de quatro dos cinco ouros para deficientes visuais há quatro anos.

Aliás, na categoria Visually Impaired, Alexandra Rexová, de apenas 16 anos e compatriota de Farkašová, conquistou a medalha de ouro. Guiada por Eva Trajčíková, fez o tempo de 1min17seg01. Mena Fitzpatrick, do Reino Unido, foi prata com o guia Gary Smith. A chinesa Zhu Daqing, guiada por Yan Hanhan, foi bronze.

Jovens se destacam também entre os homens

A disputa do paraesqui alpino nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022 está sendo muito importante para a nova geração. Depois de Johannes Aigner brilhar no primeiro dia, outros jovens se destacaram no Super G em suas categorias.

Na categoria Visually Impaired, por exemplo, a média de idade do pódio foi inferior a 20 anos. O britânico Neil Simpson, 19 e guiado por seu irmão Andrew, foi o campeão com 1min08seg91. O italiano Giacomo Bertagnolli, 23 e guiado por Andrea Ravelli, foi o segundo. O austríaco Aigner, 16, completou o pódio com o guia Matteo Fleischmann.

Na categoria Sitting, o norueguês Jesper Pedersen, 22 anos, foi o medalhista de ouro com 1min09seg69. Ele ficou à frente dos “velhinhos” Corey Peters, da Nova Zelândia, prata aos 38 anos, e do japonês Taiki Morii, bronze com 41.

O paraesqui alpino não tem descanso e retorna já na madrugada do dia 6 para o dia 7 de março no horário de Brasília. Os atletas competem na prova de Combinado, que consiste numa corrida de Super G e outra de Slalom. As disputas começam às 22h30.

Mais em Pequim 2022