Siga o OTD

Pequim 2022

Guia do Hóquei no Gelo nos Jogos Paralímpicos de Inverno

Confira as informações e detalhes para acompanhar o parahóquei no gelo nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022

Parahóquei no Gelo Estados Unidos PyeongChang 2018
A seleção dos Estados Unidos é a grande potência do parahóquei no gelo (Mark Reis/Team USA)

Guia do parahóquei no gelo nos Jogos Paralímpicos de Inverno

O parahóquei no gelo é um dos esportes mais populares dos Jogos Paralímpicos de Inverno e uma das duas modalidades de gelo no programa paralímpico. Está presente desde a edição de 1994, em Lillehamer, na Noruega. Inicialmente disputado como um evento masculino, passou a ser uma competição mista a partir de 2010.

As regras são similares ao hóquei no gelo olímpico. A principal diferença é o uso de sleds, trenós em que os atletas sentam, em vez de patins. São cinco jogadores na linha e um no gol, que deslizam o disco (chamado de puck) com tacos (os stickers) pelo gelo. O objetivo é fazer gols no adversário. No fim, quem fizer mais numa partida, é o vencedor.

As disputas

Há apenas uma disputa nos Jogos Paralímpicos porque trata-se de um esporte misto. Ou seja, a equipe é formada por homens e mulheres. Além disso, as partidas são divididas em três períodos de 15 minutos (e não de 20, como no hóquei olímpico). Os tacos também são diferentes pois auxiliam na mobilidade dos jogadores.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Local de competição

Os jogos de parahóquei no gelo acontecerão no ginásio Nacional Indoor, que abrigou a disputa da ginástica nos Jogos de Verão de 2008. A primeira partida ocorre no dia 4 de março, a partir das 22h35, entre Comitê Paralímpico Russo e Coreia do Sul.

As categorias

Por ser um esporte coletivo, há uma única classificação obrigatória para os atletas. Eles precisam apresentar uma deficiência na parte inferior do corpo, como amputações, dificuldade de movimento por rigidez nas articulações ou diferença de tamanho das pernas, ou até fraqueza muscular devido á paraplegia. Todos os jogadores inscritos precisam apresentar algum tipo de deficiência nos membros inferiores.

Fique de Olho!

As equipes dos Estados Unidos e do Canadá são as mais vitoriosas da modalidade. A seleção estadunidense, contudo, é a grande favorita à medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022. O país é o atual tricampeão olímpico e bicampeão mundial. A Rússia poderia surpreender, mas o país foi suspenso e não vai participar dos Jogos.

O Brasil no Parahóquei no gelo

O Brasil não possui atletas no parahóquei no gelo e, portanto, não tem representantes nesta edição dos Jogos Paralímpcos de Inverno. A modalidade esbarra na falta de estrutura ao hóquei como um todo, uma vez que não há uma pista oficial para realizar treinamentos e recrutar atletas interessados.

Mais em Pequim 2022