Siga o OTD

Pequim 2022

Guia do Biatlo nos Jogos Paralímpicos de Inverno

Confira as informações e detalhes para acompanhar o parabiatlo nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022

Parabiatlo Oksana Masters
Oksana Masters é uma das estrelas do parabiatlo em Pequim 2022 (Pam Doyle)

Guia do Biatlo nos Jogos Paralímpicos de Inverno

Mais um esporte popular dos Jogos Olímpicos está presente no programa paralímpico. O parabiatlo combina o esqui cross-country com o tiro esportivo. Está presente desde a edição de 1988, em Innsbruck, na Áustria, mas as mulheres só foram estrear na edição de 1994, em Lillehammer, na Noruega.

Trata-se de provas de velocidade: quem cruzar a linha de chegada com o melhor tempo, vence. Contudo, há penalizações para cada tiro errado: uma volta adicional de 80 metros ou adição de um minuto no tempo final dependendo do tipo da prova.

As disputas

Ao todo, são três provas individuais para todas as categorias: curta, média e longa distância para ambos os gêneros. Os trajetos vão de 6 a 15 quilômetros e são disputados na técnica livre de esqui. Ao longo do percurso há dois ou quatro estandes de tiros.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Local de competição

As provas do parabiatlo acontecerão no Centro Nacional de Biatlo no resort de esqui Hualindong, em Zhangjiakou. O local foi reformado e adaptado para abrigar competições dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022. A primeira prova em Pequim vai ser a curta distância para cadeirantes (6km) no dia 4 de março, a partir das 23h no horário de Brasília.

As categorias

Ao todo, o esporte possui três categorias distintas para disputa de medalhas nos Jogos Paralímpicos de Inverno. A categoria sitting engloba atletas cadeirantes. No standing são competidores com problemas nos membros superiores (braços) ou leve problema nas pernas. Além disso, o Visually Impaired é destinado a pessoas com alguma deficiência visual.

Dentro dessas categorias, os atletas também recebem classificações diferentes de acordo com seu grau de deficiência. Entretanto, eles competem juntos na categoria e a classificação serve para definir a diferença de tempo de acordo com um cálculo matemático definido pelo Comitê Paralímpico Internacional.

Fique de Olho!

Rússia, Ucrânia e Alemanha são os países que dominam a disputa do parabiatlo e devem liderar o quadro de medalhas da modalidade. Vladislav Lekomtsev e Vera Khlyzova, ambos do Comitê Paralímpico Russo, seriam os grandes nomes do esporte nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022. Com a suspensão do país devido aos conflitos com a Ucrânia, coincidentemente o posto de estrelas da modalidade deve ser da delegação ucraniana.

O Brasil no Parabiatlo

O Brasil não possui atletas na modalidade e, portanto, não tem representantes nesta edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno. Os atletas da CBDN focam exclusivamente no paraesqui cross-country, diferentemente da maioria das delegações, cujos competidores participam dos dois esportes.

Mais em Pequim 2022