Siga o OTD

Pequim 2022

Nicole Silveira vai no embalo da confiança em Pequim 2022

Atleta brasileira de Skeleton mostra perfeita adaptação à pista olímpica e faz o quarto e o sexto tempo nos dois primeiros treinos oficiais

Nicole Silveira durante treinamento em Pequim
Brasileira Nicole Silveira voltou a se destacar na pista olímpica de Skeleton e quer manter confiança para prova (Alexandre Castello Branco/COB)

Nada de projetar resultados ou sofrer com ansiedade antes da estreia. A brasileira Nicole Silveira já traçou o que deseja na sua primeira experiência olímpica: aproveitar ao máximo a confiança em sua evolução e preparação. Tática que já a colocou novamente sob os holofotes no primeiro dia “oficial” do skeleton feminino nos Jogos Olímpicos de Pequim 2022.

Nas duas primeiras sessões de treinos oficiais, em que as competidoras podem realizar os ajustes em seus trenós, a atleta da CBDG voou. Na primeira descida, uma incrível quarta colocação com, apenas 0.13 atrás das líderes. Na segunda, sexta colocação novamente com menos de um segundo de distância da mais rápida.

+Guia dos Jogos Olímpicos de Pequim-2022
+Agenda dos Jogos Olímpicos de Pequim-2022
+Todas as notícias sobre Pequim-2022

+Resumo do dia nos Jogos Olímpicos de Pequim-2022

“Depois do treino de hoje eu posso sair com um pouquinho mais de confiança sim. Eu ainda tenho o que consertar e o que arrumar, mas acho que é um bom caminho”, comentou a atleta ao final do primeiro dia de testes.

Foi em Pequim que Nicole Silveira surpreendeu pela primeira vez na temporada. Ela terminou o evento-teste na oitava posição, à frente de grandes nomes do circuito internacional. Depois disso, ela enfileirou cinco medalhas de ouro nas etapas da Copa América, vitória na Copa Intercontinental e top 10 em etapa da Copa do Mundo.

Tal desempenho aumentou a expectativa em torno de suas provas finais, principalmente para saber até onde ela poderia chegar nos Jogos Olímpicos de Pequim 2022. A parte final da temporada, contudo, não manteve o mesmo desempenho, muito por conta de problemas fora do gelo, como a pandemia de covid-19 que infectou pessoas próximas a ela.  

Resultados refletem preparação de Nicole Silveira em Pequim

“O que percebi nessa temporada é que conforme eu vou ficando mais relaxada com a pista, mais eu fico confiante. Mesmo batendo em alguma parede, vamos dizer, ou não fazer a curva certa eu consigo ficar relaxada e não fazer com que o erro siga até o final”, afirma a brasileira.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Nicole Silveira encontrou uma pista diferente do que ela andou em outubro de 2021 no evento-teste. Agora, há também os atletas de Luge na disputa, o que altera de forma significativa as linhas (traçados) em que cada atleta costuma seguir para melhor pilotagem. Isso fez a atleta se esforçar fora do gelo para melhorar sua performance.

Ela passou a rever todos os vídeos dos treinos livres para identificar pontos de melhoria. Além disso, no dia 6 de fevereiro, fez questão de acompanhar os treinos masculinos para buscar novas informações. Seu treinador, o ítalo-canadense Joseph Cecchini, posicionou câmeras nas curvas que ela tem mais dificuldade para estudar com mais rigor. Tudo para a confiança continuar em alta até a prova em Pequim 2022!

Experiência olímpica restrita não abala preparação

Nicole Silveira está disputando sua primeira Olimpíada. Entretanto, devido à pandemia de covid-19, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim adotou um rigoroso circuito fechado em bolha. Assim, os atletas não podem sair para conhecerem a capital chinesa e devem evitar aglomerações a todo custo.

É uma situação que deixou muitos competidores tristes e chateados, mas a brasileira não se abateu com isso. Está aproveitando para tirar a melhor experiência possível dessa oportunidade e, claro, investir na sua preparação enquanto atleta de Skeleton – lembrando que ela tem apenas três anos no esporte!

Nicole Silveira treino Pequim 2022
Nicole Silveira durante treinamento oficial do Skeleton em Pequim 2022 (Alexandre Castello Branco/COB)

“Acho que tem gente bastante frustrada porque está diferente do que é normal, mas o fato de ser minha primeira olímpiada e não ter nada com o que comparar é bom. Todos os dias eu tento experimentar o que a organização deixa e tirar o melhor disso”, conclui.

Marque na agenda!

A brasileira Nicole Silveira terá mais dois dias de treinos oficiais, com duas descidas cada, em 8 e 9 de fevereiro. Posteriormente, é hora de preparar a torcida. As duas primeiras etapas da prova nos Jogos Olímpicos de Pequim 2022 acontecem no dia 10 de fevereiro, às 22h30, no horário brasileiro (9h30 do dia 11 no horário local).

A terceira descida, que definirá as vinte que continuam na prova, e a última prova, com a definição das medalhistas, vai ser no sábado, 12 de fevereiro, a partir das 9h20 (20h20 em Pequim). A expectativa é que Nicole não só avance entre as 20 primeiras, como faça o melhor resultado do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim 2022.

O Olimpíada Todo Dia viajou na segurança da Coris, nosso SEGURO VIAGEM OFICIAL

[show-logos orderby=’none’ category=’pequim-2022′ activeurl=’same’ style=’none’ interface=’grid6′ tooltip=’false’ description=’true’ limit=’0′ padding=’0′ filter=’false’ class=’grid-guia’ ]

Mais em Pequim 2022