Siga o OTD

Pequim 2022

Revezamento da tocha começa com cerimônia em Pequim

Chama olímpica foi acesa na manhã desta quarta-feira na China e vai passar por três cidades antes da Cerimônia de Abertura na sexta (4)

Revezamento da Tocha Olímpica de Pequim 2022
(Twitter/Beijing2022

O Revezamento da Tocha dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022 teve início às 22h do dia 1 de fevereiro, no horário de Brasília, com uma cerimônia no Parque Olímpico Florestal de Pequim. Sob o slogan “Saúde-Alegria-Energia”, o evento passará por três cidades. Cerca de 1.200 pessoas vão carregar a chama olímpica antes de a pira principal ser acesa no Estádio Nacional no dia 4 de fevereiro, na Cerimônia de Abertura.

Han Zheng, líder do grupo de coordenação dos preparativos da 24ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno e Vice-Premiê do Conselho de Estado, foi quem acendeu a tocha olímpica para anunciar o começo do revezamento.

+Sabrina Cass será primeira brasileira em ação em Pequim-2022; Saiba tudo

“A chama olímpica, um símbolo de luz, solidariedade, paz e amizade, vai acender a tocha dos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim-2022. Acrescentar seu brilho a Pequim e escrever um novo capítulo na história do Movimento Olímpico,” afirmou Cai Qi, Presidente do Comitê Organizador dos Jogos.

Além disso, foi exibida ainda uma mensagem de vídeo do Presidente do COI, Thomas Bach, destacando o significado histórico dos Jogos. “A chama olímpica vai mostrar a todos que Pequim está pronta para fazer história, tornando-se a primeira sede das edições de verão e inverno dos Jogos Olímpicos. Então esta é a mensagem eterna que a chama enviará direto da China para o resto do mundo: podemos apenas ir mais rápido, mirar mais além e sermos mais fortes se ficarmos juntos.

Os carregadores

O Revezamento da Tocha Olímpica tem carregadores que vão dos 14 aos 86 anos, vindos de diversas esferas. Um deles é o ex-jogador da NBA Yao Ming, hoje presidente da Associação Chinesa de Basquetebol. Depois do acendimento, a chama foi passada, então, para o ex-patinador Luo Zhihuan. Ele foi o primeiro atleta do país campeão mundial em um esporte de invern, hoje com 80 anos.

Após a cerimônia, Luo Zhihuan se emocionou ao contar o que significou para ele carregar a tocha olímpica: “Hoje meu sonho se torna realidade. Levei a tocha olímpica como representante da primeira geração de atletas chineses de esportes de inverno. Não consegui participar dos Jogos Olímpicos de Inverno quando estava no auge da carreira como atleta, é um arrependimento. Mas esse ano sou capaz de passar adiante o espírito de luta da geração mais velha de atletas do meu país natal”.

Mais em Pequim 2022