Siga o OTD

Pequim 2022

Veja quem é quem no Time Brasil, a 3ª maior delegação das Américas

São onze brasileiros em cinco modalidades nos Jogos de Inverno, terceira maior delegação das Américas. Confira perfil dos atletas

Jogos de inverno pequim 2022 brasileiros
(Alexandre Castello Branco/COB)

São onze os brasileiros que vão competir nos Jogos de Inverno de Pequim 2022, a terceira maior delegação dentre os oito países das Américas que vão ao evento. Fica atrás apenas dos Estados Unidos, que levarão 224 atletas, e do Canadá, com 214. Em número de modalidades, o Time Brasil terá representantes em cinco, sendo três na neve – esqui estilo livre, esqui cross-country, esqui alpino – e dois do gelo – bobsled e skeleton. Apenas os mesmos dois do morte, potências nos esportes de inverno, estarão em mais.

O total de brasileiros que estarão nos Jogos de Inverno é o mesmo de PyeonChang 2018, na Coréia do Sul, quando o país também foi o terceiro das Américas em número de participantes. Agora em Pequim 2022, a Argentina e Jamaica vêm logo atrás do Brasil, com seis cada, e o Chile tem quatro. Na distribuição por gênero, o Brasil terá sete homens, sendo cinco somente no bobsled, e quatro mulheres.

+ Confira nomes que prometem dar espetáculo nos Jogos de Inverno

“Os atletas do Brasil que praticam as modalidades de gelo e neve estão percebendo que é cada vez mais viável ter uma carreira no esporte. Prova disso, é a renovação da delegação, que têm quatro estreantes em Jogos e três com menos de 20 anos. Acredito que a valorização que o COB dá aos esportes de inverno e o trabalho em conjunto com as Confederações foi o que nos permitiu chegar à números tão interessantes”, disse Anders Pettersson, chefe da Missão Pequim 2022. “Já a quantidade de modalidades em que estamos presentes, reforça a diversidade de bons atletas.”, acrescentou, sobre os brasileiros.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Os Jogos Olímpicos de Inverno terão início oficialmente nesta sexta-feira (4), às 9h, com a Cerimônia de Abertura no Estádio Ninho de Pássaro. Antes disso, na quinta (3), Sabrina Cass inaugura a participação dos brasileiros na classificatória do esqui estilo livre moguls, no Zhangjakou Gent Snow Park. A prova está prevista para às 7h. Os horários são sempre de Brasília.

Brasileiros em Pequim 2022*

Sabrina Cass (esqui estilo livre)
Pela primeira vez o país será representado na modalidade em Jogos de Inverno. Com 19 anos de idade, Sabrina Cass é especialista no moguls (pista ondulada) e foi campeã mundial júnior quando ainda competia pela bandeira dos Estados Unidos. Nasceu por lá, mesmo país do pai e tem a mãe brasileira. Vai ser a primeira brasileira a competir, dia 3 de fevereiro, na fase de classificação do moguls feminino às 7h.

Sabrina Cass jogos de inverno pequim 2022 brasileiros
Sabrina Cass (Joyce Ardies/COB)

Manex Silva (esqui cross-country)
Acreano de 19 anos, Manex é campeão brasileiro de rollerski (variante de verão do esqui cross-country) e mora na Espanha desde a infância. Tem no currículo a participação nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Lausanne 2020, quando conquistou o melhor resultado sul-americano no esporte, terminando entre os 40 primeiros. Manex entrará para competir na neve de Pequim 2020 no dia 6 de fevereiro, no skiathlon do esqui cross-country, 4h; no dia 8 no sprint às 7h55; no dia 11 na prova de 15km estilo clássico também às 4h; e no dia 19 nos 50km da largada em massa, às 3h.

Jaqueline Mourão (esqui cross-country)
A mineira vai para a oitava participação Olímpica, a quinta nos Jogos de Inverno. Foi porta-bandeira da delegação brasileira em Sochi 2014 e será novamente em Pequim 2022, ao lado de Edson Bindilatti, do bobsled. No dia 8 de fevereiro ela é parte equipe dos brasileiros no esqui cross-country no sprint a partir das 5h. No dia 10 ela vai para a neve para prova de 10km do estilo clássico às 4h. No dia 16 ela competirá no sprint por equipes às 8h.

Edson Bindilatti Jaqueline Mourão jogos de inverno pequim 2022 brasileiros
Jaqueline Mourão e Edson Bindilatti levarão a bandeira na abertura (Alexandre Castello Branco/COB)

Duda Ribera (esqui cross-country)
Ela tem apenas 17 anos e foi a terceira classificada entre as brasileiras pelas duas vagas nos Jogos de Inverno. Ficou com a vaga em função do acidente automobilístico que tirou Bruna Moura do evento. Começou no esporte por influência do irmão, Cristian, vice-campeão mundial de para esqui cross-country, conquistado em janeiro. Ela competirá no dia 6 de fevereiro como parte equipe brasileira no sprint do esqui cross-country a partir das 5h. No dia 10, vai para a neve para prova de 10km do estilo clássico às 4h. Finalmente, no dia 16, participará do sprint por equipes às 8h.

Michel Macedo (esqui alpino)
O cearense de 23 anos vive há duas décadas nos Estados Unidos, onde se apaixonou pelo esqui alpino e concilia o esporte com as aulas na faculdade de economia. Esteve em PyeongChang 2018 e tem excelentes resultados recentes: faturou o slalom do aberto de Proctor, nos Estados Unidos em janeiro de 2022 e o slalom gigante do aberto de Waterville, em 2021. Vai competir no slalom gigante dia 12 de fevereiro às 23h15 e no slalom dia 15, também às 23h15.

Nicole Silveira (skeleton)
A gaúcha de 27 anos começou no skeleton apenas após PyeongChang 2018 e tem protagonizado uma enorme evolução na modalidade, com uma temporada 2021/2022 histórica para o esporte de inverno do Brasil. Ficou em oitavo lugar no evento-teste da pista de Yanqing, em outubro, faturou a Copa América, em novembro e ficou em nono na etapa de Altenberg da Copa do Mundo IBSF. Nicole começa a competir a partir do dia 10 de fevereiro às 22h30. Fará a segunda descida às 00h00 do dia 11, a terceira às 9h20 do dia 12 e a quarta e última às 10h55 do mesmo dia 12.

Nicole Silveira jogos de inverno pequim 2022 brasileiros
Nicole Silveira (Alexandre Castello Branco/COB)

Rafael Souza (bobsled)
Carioca de 25 anos de idade, é o mais novo dentre os cinco brasileiros da modalidade. Começou no atletismo, na Vila Olímpica da Mangueira. Passou na seletiva do esporte em 2015, mas já competiu judô e rúgbi. Vai para a segunda participação em Jogos, uma vez que esteve em PyeongChang 2018.

Edson Martins (bobsled)
Tem 32 anos e vai para sua terceira participação Olímpica, após Sochi 2014 e PyeongChang 2018. O paulista de Marília começou no atletismo e concilia o gelo do bobsled com as atividades de instrutor em um box de crossfit. Será a dupla de Edson Bindilatti na disputa do 2-man.

Erick Vianna (bobsled)
É atualmente uma espécie de ‘braço direito’ do capitão do time, Edson Bindilatti, posição que assumiu após o falecimento de Odirlei Pessoni. Como reserva, esteve em PyeongChang 2018. Natural de Araraquara, vai completar 29 anos durante os Jogos de Inverno de Pequim 2022, dia 19 de fevereiro, quando o Brasil descerá a pista de Yanqing pela primeira vez no trenó de 4 atletas.

Jefferson Sabino (bobsled)
Com 39 anos, “Jeffão” será o único brasileiro a estar presente em Pequim nas duas edições de Jogos Olímpicos sediadas pela capital da China. Em 2008, competiu no salto triplo. A presença agora faz dele um dos 128 atletas em todo o mundo a disputarem as edições de Inverno e Verão dos Jogos, sendo o quarto brasileiro.

Edson Bindilatti (bobsled)

Edson Bindilatti jogos de inverno pequim 2022 brasileiros
Edson Bindilatti (Andrea Leibovitch/COB)

O baiano de Camamu vai para a quinta e última participação em Jogos, todas elas no bobsled, tendo sido a primeira em Salt Lake City 2002. Está na modalidade desde o ano 2000 e viveu todos os momentos da história desse esporte no país, desde os treinos nos carrinhos de supermercado até a construção de uma pista fixa de largada em São Caetano do Sul, que será inaugurada em breve.

É o capitão do time e será o piloto do 2-man e do 4-man. Sua história nos esportes de inverno fez dele ser escolhido porta-bandeira do Brasil em PyeongChang 2018. Foi escolhido para ser novamente em Beijing 2022, desta vez ao lado de Jaqueline Mourão. “Se você não acreditar naquilo que você quer, naquilo que você almeja, ninguém vai acreditar,” disse Bindilatti


*Horários sempre de Brasília

Mais em Pequim 2022