Siga o OTD

Paris 2024

Philipe Chateaubrian fica em 31º lugar na Pistola de ar 10m

Primeiro atleta individual brasileiro a garantir vaga em Paris 2024, Philipe competiu na prova da Pistola de ar 10m e foi 31º colocado

Na imagem, Philipe Chateaubrian no estande de tiro.
Philipe Chateaubrian no estande de tiro. Foto: Instagram/ @philipe.chateaubrian

Uma das primeiras provas do sábado (27), primeiro dia de competições em Paris, foi no tiro esportivo. Na competição da pistola de ar 10m masculino individual, o Brasil teve seu representante no estande em Chateuroux: Philipe Chateaubrian. Assim, o atirador nacional competiu na prova classificatória e terminou com a 31ª colocação entre 33 concorrentes. Apenas os oito primeiros avançaram na disputa por medalhas.

+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Nas últimas edições de Jogos Olímpicos, o tiro esportivo inaugurou a corrida das nações no quadro geral de medalhas. E em Paris não foi diferente. Então, o Cazaquistão foi o primeiro país a conquistar seu lugar no pódio com a disputa de bronze na carabina de ar 10m equipe mista. Contudo, o primeiro ouro olímpico de 2024 já foi para a China, que derrotou a Coreia do Sul por 16 a 12 na decisão. Ao mesmo tempo, Philipe Chateaubrian competia na classificatória da pistola de ar 10m masculino individual.

Anteriormente, Philipe foi o primeiro atleta nacional a conquistar a vaga de uma prova individual nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A vaga veio em novembro de 2022, ao conquistar o Campeonato das Américas, em Lima, no Peru, competição que também contava com Felipe Wu. Na época, a vaga era do país, mas o atleta manteve a vaga nominal pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo.

A prova

Todavia, os ares franceses não trouxeram a inspiração para Chateaubrian e o brasileiro fez a pontuação de 561-13x. Pontuação suficiente para deixá-lo à frente de um atirador da Líbia e de Aruba. Primeiramente, Philipe teve um desempenho próximo aos primeiros colocados, com uma primeira sessão de 96 pontos. Porém, sua precisão diminuiu nas três sessões seguintes (93, 91 e 92). Por fim, melhorou nas duas últimas (95 e 94).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mas, não foi suficiente para subir na classificação e brigar por uma das oito vagas. A oitava colocação ficou com o alemão Robin Walter, que teve 577-17, enquanto o líder, o sérvio Damir Mikec acertou 584-17x.

+ Confira o Guia dos Jogos

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Paris 2024