Na tarde desta terça-feira (2), o técnico Arthur Elias divulgou a lista das 18 jogadoras convocadas para representar a seleção brasileira de futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, em evento realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A lista confirmou a presença de Marta para a sua sexta Olimpíada.
- Acelgo e Cedemac garantem vaga na Série A do Brasileiro
- João Fonseca tem vitória inédita, mas Brasil perde na Davis
- Brasileiros avançam às semis da Copa do Mundo de Ivrea
- Campeonato Mundial de Skate em Roma é adiado devido à chuva
- Sorteio define grupos da Libertadores Feminina 2024
Seleção brasileira de futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Paris-2024
GOLEIRAS:
Lorena – Grêmio
Tainá – América-MG
ZAGUEIRAS:
Tarciane – Houston Dash (EUA)
Rafaelle – Orlando Pride (EUA)
Thais Ferreira – UD Tenerife (ESP)
LATERAIS:
Antônia – CBF
Tamires – Corinthians
Yasmim – Corinthians
MEIO-CAMPISTAS:
Yaya – Corinthians
Duda Sampaio – Corinthians
Ana Vitória – Atlético de Madrid (ESP)
ATACANTES
Gabi Portilho – Corinthians
Adriana – Orlando Pride (EUA)
Kerolin – North Carolina Courage (EUA)
Ludmilla – CBF
Marta – Orlando Pride (EUA)
Jheniffer – Corinthians
Gabi Nunes – Levante (ESP)
Reservas
Por fim, o técnico Arthur Elias ainda convocou mais seis atletas para completar os treinamentos: Natascha (goleira do Palmeiras), Mariza (zagueira do Corinthians), Vitória Calhau (zagueira do Cruzeiro), Laís Estevam (meio-campista do Palmeiras), Letícia Monteiro (meio-campista do Corinthians) e Amanda Gutierres (atacante do Palmeiras). São jogadoras que podem vir a integrar a Seleção Feminina após os Jogos Olímpicos.
“Vamos para a Olimpíada com o objetivo de buscar uma medalha. Acredito muito nessas atletas. Nossa Seleção vai conseguir mostrar um futebol competitivo. Estamos num processo e meu trabalho aqui é acelerar esse processo a fim de que a Seleção Feminina volte a ter protagonismo internacional”, disse Arthur.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Destaques
A convocação de Arthur Elias traz alguns pontos de destaque. O primeiro deles está na confirmação da Rainha Marta, que disputará a sua sexta e última Olimpíada na carreira. Além disso, Cristiane, a maior artilheira do futebol feminino da história dos Jogos Olímpicos, ficou de fora da lista. A atacante havia sido convocada para os últimos amistosos da seleção, mas conveceu o técnico.
Outra ausência, essa esperada, foi Bia Zaneratto, um dos principais nomes da seleção brasileira, que ficou de fora por conta de uma lesão sofrida no último jogo que realizou pelo seu clube. Por fim, vale destacar a base de jogadoras do ex-clube de Arthur, o Corinthians. A convocação conta com seis atletas do clube alvinegro, além de outra cinco jogadoras que trabalharam anteriormente com o técnico no Corinthians.
A seleção brasileira de futebol feminino está no Grupo C dos Jogos Olímpicos Paris-2024. O Brasil estreará na competição contra a Nigéria, no dia 25 de julho (quinta-feira), em Bordeaux, às 16h (horário de Brasília). Em seguida, enfrentará o Japão no dia 28 de julho (domingo), em Paris, às 12h (horário de Brasília). Finalizando a etapa de grupos, jogará contra a Espanha no dia 31 de julho (quarta-feira), novamente em Bordeaux, às 12h (horário de Brasília).
Caminho para vitória
O torneio de futebol dos Jogos de Paris-2024 terá início no dia 25 de julho, com a decisão marcada para o dia 10 de agosto. Participarão doze times, cada um com 18 jogadoras por delegação. A competição terá sedes em sete cidades francesas: Paris, Saint-Étienne, Nantes, Nice, Bordeaux, Lyon e Marselha. Os dois melhores de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados, avançarão para a fase eliminatória. Posteriormente, as equipes disputarão as quartas de final, semifinais, a disputa pelo terceiro lugar e a final.