Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Vôlei Sentado: Do nascimento aos primeiros do mundo em 15 anos

Divulgação

Disputando a 1ª competição internacional em 2003, o Vôlei Sentado brasileiro se colocou entre as melhores seleções do mundo em 15 anos

Uma modalidade em franco crescimento, esse é o retrato do vôlei sentado no Brasil. Mesmo com o esporte tendo sido criado em 1956, se tornando Paralímpico em 1976, as Seleções Brasileiras só começaram a disputar competições internacionais em 2003, para o Parapanamericano de Santo Domingo, na República Dominicana.

Na primeira competição, o Brasil conquistou duas medalhas de prata, no masculino e feminino. Desde então, as equipes brasileiras acumularam bons resultados em campeonatos mundiais, olimpíadas e um bicampeonato Parapanamericano com os homens, em 2007 e 2011.

Divulgação

Depois da Paralimpíada de Londres, em 2012, o Brasil se colocou no patamar de grande seleção Mundial. “Tínhamos como meta a medalha no Rio de Janeiro. Treinamos e trabalhamos muito e a medalha no Mundial de 2014 nos mostrou que era possível”, disse Renato Leite, levantador da Seleção Brasileira masculina de vôlei sentado.

O Campeonato Mundial de vôlei sentado de 2014 marcou a história da modalidade. O esporte é dominado, a nível mundial, por Irã e Bósnia, que se alternam em primeiro e segundo lugar no pódio em Jogos Paralímpicos e Mundiais.

Naquele ano, o Brasil enfrentou o país asiático em uma das semifinais e se tornou a segunda seleção na história a vencer o Irã. “Nós acabamos com a medalha de prata, mas mostramos para o mundo que o Brasil podia enfrentar todos”, comentou Renato Leite.

Divulgação

Na Paralimpíada do Rio, em 2016, as coisas não saíram como os jogadores queriam. As mulheres conquistaram o bronze, que foi a primeira medalha em Jogos Paralímpicos do Vôlei Sentado, já os homens, mesmo terminando com a melhor colocação da história, acabaram ficando em quarto, fora do pódio.

“Conquistar uma medalha de bronze nas Paralimpíadas do Rio 2016, sendo a primeira da história do país na modalidade (em Jogos Paralímpicos) foi ver o sonho se tornando realidade”, disse Laiana, jogadora da Seleção Brasileira Feminina.

No Campeonato Mundial deste ano, novamente bons resultados. A Seleção Brasileira masculina voltou a conquistar uma medalha, terminando a competição na terceira colocação. Já as mulheres, conseguiram o melhor resultado da história da equipe feminina, ao terminar o torneio na quinta colocação.

“Participar do Mundial na Holanda foi mais um acúmulo de experiência que se resume em preparo. Mesmo ficando em 5º lugar, pudemos comparar o nosso nível com as demais equipes e vimos que estamos no caminho certo”, comentou Laiana.

Como se joga o Vôlei Sentado 

Quem pode jogar: homens e mulheres que possuam alguma deficiência física ou relacionada à locomoção.

Tamanho de quadra: A quadra mede 10 metros de comprimento x 6 metros de largura

Equipes: Cada equipe joga com seis atleta. Os jogadores são classificados em duas classes.

Os com amputações e com problemas locomotores mais acentuados são classificados como D (do inglês, disabled). E os que possuem deficiências quase imperceptíveis como problemas de articulações leves ou pequenas amputações nos membros são classificados como MD (do inglês, minimally disabled). Cada time só pode contar com dois jogadores da classe MD no time. E os dois não podem estar em quadra ao mesmo tempo.

Sets: Uma partida de vôlei sentado possuí quatro sets de 25 pontos e um quinto de 15 pontos. Para vencer o time tem que vencer três.

Altura da rede: No masculino a rede fica a 1,15m do chão e no feminino fica a 1,05m do chão.

Mais em Paralimpíada Todo Dia