Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Seleções de goalball do Brasil conhecem rivais da Paralimpíada de Tóquio

Sorteio coloca seleção masculina na mesma chave dos finalistas da Rio 2016; mulheres tem grupo equilibrado na busca pela primeira medalha

Goalball Tóquio 2020 Brasil Lituânia Jogos Paralímpicos ao vivo
(Alexandre Schneider/EXEMPLUS/CPB)

A pouco mais de 100 dias da abertura dos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020, a organização do evento sorteou, nesta segunda-feira (10), os grupos do torneio de goalball. O Brasil, que vai disputar tanto a categoria masculina quanto a feminina, terá pela frente, já na fase inicial da competição, duelos bastante equilibrados contra potências da modalidade.

Na chave masculina, os brasileiros, atuais bicampeões mundiais, terão pela frente a Lituânia, medalhista de ouro na Rio-2016, os Estados Unidos, que foram prata na última edição dos Jogos, o anfitrião Japão e a campeã africana, a Argélia. No outro grupo, estão: Alemanha (campeã europeia e vice mundial), Bélgica, China (campeã asiática), Turquia e Ucrânia.

+Entre protestos e abaixo-assinados, Japão luta contra rejeição olímpica

“Os grupos ficaram bem equilibrados. Já vamos ter ótimos confrontos nos jogos iniciais. Então é bom que esses confrontos duros já na fase de grupos nos preparam para os playoffs”, disse o craque da seleção, o ala Leomon Moreno.

Na chave feminina, o Brasil, que busca sua primeira medalha em Paralimpíadas, enfrentará a Turquia, ouro na Rio-2016 e vice-campeã mundial, os Estados Unidos, bronze no Rio, Japão e Egito, que foi convidado para o lugar da Argélia após as campeãs africanas abrirem mão da vaga. No outro grupo ficaram: Rússia (atual campeã mundial, que disputará o evento sem usar o nome do país devido a uma sanção por doping), China (prata em 2016), Israel, Austrália e Canadá.

“Estava bem ansiosa para saber em qual grupo cairíamos. Independentemente disso, será bem disputado. O goalball está muito nivelado entre as seleções. Das dez equipes, umas cinco têm condições de brigar pelo ouro. Então isso só impulsiona a gente para treinarmos mais agora que sabemos contra quem vamos jogar”, analisou a ala Carol Duarte.

Sistema de disputa

O torneio de goalball na Paralimpíada de Tóquio-2020 será disputado dentro das próprias chaves, todos contra todos em turno único. Os quatro melhores de cada uma avançam, então, aos playoffs, totalizando oito classificados para as quartas de final.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

A partir daí, os cruzamentos são feitos da seguinte maneira: o primeiro colocado de um grupo enfrenta o quarto colocado do outro, e o segundo de um grupo encara o terceiro do outro. Os ganhadores passam, assim, às semifinais, quando se define quem lutará por ouro ou bronze na competição.

Até hoje, o Brasil soma duas medalhas paralímpicas no goalball, ambas com os homens: prata em Londres 2012 e bronze na Rio 2016.

Confira como ficaram os grupos do goalball:

Chave masculina

GRUPO A
Brasil
Argélia
EUA
Japão
Lituânia

GRUPO B
Alemanha
Bélgica
Ucrânia
China
Turquia

Chave feminina

GRUPO C
Rússia*
Israel
China
Austrália
Canadá

GRUPO D
Turquia
Brasil
Egito
EUA
Japão

Mais em Paralimpíada Todo Dia